UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/02/2008 - 15h03

Guilheiro é bronze em Hamburgo e se aproxima de segunda Olimpíada

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Medalhista de bronze na Olimpíada de Atenas-2004, o judoca Leandro Guilheiro conquistou neste sábado a medalha de bronze na etapa de Hamburgo da Super Copa do Mundo, na Alemanha, e está muito próximo de assegurar sua vaga nos Jogos de Pequim.

CAMILO TAMBÉM LEVA BRONZE
AFP
Campeão mundial na categoria até 81 kg, Tiago Camilo estreou com medalha de bronze neste sábado em Hamburgo. O bom resultado deve confirmar o judoca como dono da vaga olímpica em Pequim, uma vez que ele precisava de apenas uma vitória para ter melhor resultado do que Flávio Canto, seu adversário direto na disputa pela vaga. As etapas do Circuito Europeu estão valendo como seletiva para definição da equipe brasileira.
LEIA MAIS
FOTOS DOS COMBATES
Com a atuação, o judoca, grande favorito à classificação, ganha boa vantagem sobre seu adversário direto pela vaga na categoria até 73 kg, Victor Penalber, que obteve um nono lugar na etapa de Viena. As competições no Circuito Europeu estão valendo como seletiva olímpica para os brasileiros.

Em uma trajetória complicada e uma passagem impecável pela repescagem, Guilheiro chegou à semifinal contra o canadense Nick Tritton, que derrotou por koka para levar o bronze.

Na chave C, Leandro Guilheiro fez um bom começo no torneio alemão, mas não conseguiu chegar direto à final da chave, que o levaria à semifinal da categoria. Após vitória sobre o eslovano Saso Jereb, o brasileiro não superou Rasul Bokiev, do Tajiquistão, e perdeu por ippon, caindo para a repescagem.

Com novo ânimo, Guilheiro deu seqüência às vitórias e, com três ippons, passou pelo grego Aris Kotanidis e pelo bielorusso Aliaksandr Stsiashenka para chegar à final da repescagem, e pelo suíço David Papaux, para se classificar à disputa da medalha de bronze.

Atual campeão mundial na categoria até 81 kg, o judoca brasileiro Tiago Camilo também disputa a medalha de bronze, resultado que deve confirmá-lo como titular da vaga nos Jogos da China. Camilo precisava de apenas uma vitória para superar o desempenho de seu rival direto, o carioca Flávio Canto.

Canto, que como Guilheiro conquistou o bronze em Atenas, não obteve nenhuma vitória em sua passagem pelo circuito europeu.

Depois de Hamburgo, o Brasil disputa nos dias 1 e 2 de março as Copa do Mundo de Praga (masculino) e Varsóvia (feminino).

Compartilhe: