! Isaquias atribui medalha a técnico espanhol: "Não teria conseguido sem ele" - 16/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Isaquias atribui medalha a técnico espanhol: "Não teria conseguido sem ele"

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Medalhista de prata na categoria C1 1000 da canoagem na Rio-2016, o brasileiro Isaquias Queiroz, 22, aproveitou o feito para exaltar o técnico espanhol Jesús Morlán, contratado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) em 2013 para desenvolver os talentos nacionais da modalidade. O pódio obtido pelo atleta baiano foi o sexto de um comandado do treinador nas últimas quatro edições de Jogos Olímpicos.

“Eu não teria conseguido sem ele. O pessoal pode falar que eu tenho talento, que isso e aquilo, mas sem um bom cara para lapidar o diamante você não tem como chegar ao ponto certo. O cara tem cabeça, sabe o que faz. Agora o cara tem seis medalhas no currículo. Não é qualquer treinador. Ele sabe treinar e cuidar do atleta. Não é só um treinador, mas um amigo”, disse Isaquias após a medalha de prata.

Morlán é responsável direto pelo pódio obtido pelo brasileiro, e isso não tem a ver apenas com a rotina de treinamentos. A participação de Isaquias na C1 1000 é fruto de insistência do técnico – o canoísta sempre foi mais afeito às provas de velocidade e precisou ser convencido a disputar durante o ciclo o evento que rendeu a prata nesta terça-feira (16).

“Em 2012, eu tinha sumido do mapa da canoagem. Nem sei se pensava mais na Rio-2016. Em 2013, o comitê olímpico fez uma contratação muito importante para a gente. Vocês podem ver que depois que contrataram o Jesús Morlán os resultados do Brasil melhoraram muito na canoagem”, ponderou Isaquias.

A contratação de Morlán foi uma das principais apostas do COB e da Confederação Brasileira de Canoagem para o ciclo atual. O treinador havia trabalhado durante 18 anos com o espanhol David Cal, que coletou cinco medalhas olímpicas (um ouro e quatro pratas) entre 2004 e 2012.

Foi o treinador, por exemplo, que decidiu trancafiar a equipe brasileira de canoagem de velocidade em Lagoa Santa, município próximo de Belo Horizonte. Morlán escolheu o local, e a pedido dele o COB ofereceu uma casa para que os atletas morassem nos últimos meses.

O esquema de treino montado por Morlán para a seleção incluía oito semanas ininterruptas de atividades para uma semana de folga. O treinador também cortou brincadeiras entre os atletas e estabeleceu alto nível de exigência em termos de comportamento nos treinos.

Veja como foi a final em que Isaquias levou prata

Topo