! Thiago Braz surpreende o mundo: "herói nacional em um drama jamais visto" - 16/08/2016 - UOL Olimpíadas

Atletismo

Thiago Braz surpreende o mundo: "herói nacional em um drama jamais visto"

Do Uol, em São Paulo

A eletrizante e surpreendente vitória de Thiago Braz na final do salto com vara dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro rendeu grande destaque nos jornais internacionais de maior expressão do mundo. O jornal britânico "The Guardian", por exemplo, diz que o saltador foi “elevado a herói nacional”   

"À meia-noite, o Estádio Olímpico poderia não estar totalmente cheio. Mas nos próximos anos, como esta história cresce na narração, vamos descobrir que a multidão deve ter sido muito maior do que parecia, já que muitos brasileiros vão dizer que estavam lá", diz o texto do jornal.

"Thiago Braz da Silva, um paulista de 22 anos, ganhou a primeira medalha de ouro dos homens do Brasil no atletismo não apenas destes Jogos Olímpicos, mas de qualquer outra Olimpíada desde 1984. A celebração de alguns milhares que permaneceram foi tão alta quanto qualquer outra que vai soar em torno do Rio nesta semana. Eles ainda estavam cantando seu nome nas bancadas muito tempo depois de ele ter ido embora", completa.

Para finalizar o texto, o "The Guardian" tenta descrever a surpresa pelo feito. "O garoto de São Paulo competiu em seus primeiros Jogos Olímpicos, nunca tinha sequer ganhado uma etapa da Liga de Diamante, muito menos uma medalha no Campeonato Mundial. Ou mesmo pensava em ser um novo herói nacional do Brasil, como ele é agora” diz o texto.

A emissora britânica "BBC" não fica atrás. Na análise do feito do brasileiro, que protagonizou uma disputa eletrizante com o francês Renaud Lavillenie pelo ouro que terminou com um novo recorde olímpico de 6,03 m, chama a atenção a opinião de Steve Backley. Duas vezes medalhista olímpico de prata no lançamento de dardo e hoje comentarista da emissora, ele não mediu palavras para elogiar a disputa.

“De jeito nenhum em sua vida você já viu um drama como este. O clima está insano. Como que ele fez isso? O salto de sua vida", disse Backley.

O medalhista olímpico de prata dos 1500m Steve Cram reforçou o sentimento à BBC. "Eu já vi algumas coisas em meus anos competindo e assistindo atletismo... este tem sido um dos melhores momentos. Público empolgado, menino da casa, mais alto do que nunca, melhor do que nunca", disse.

O jornal norte-americano "USA Today", por sua vez, deu destaque para o feito do brasileiro. Mas também disse que o comportamento do público interferiu na última tentativa do francês em bater Thiago Braz.

 “A surpreendente vitória no salto com vara de Thiago Braz da Silva assegurou a primeira medalha de ouro do Brasil no Estádio Olímpico, o que provocou celebrações eufóricas. Isso também levou a algumas consequências desagradáveis para os anfitriões. Os apartes eram tão intensos que, quando o campeão olímpico Renaud Lavillenie se preparava para sua última tentativa e potencialmente poderia deixar o brasileiro com a prata, ele perdeu a concentração e deu os polegares para baixo para os milhares de fãs locais”, diz.

Seguindo a mesma linha, o espanhol "El Pais" falou sobre a “noite de êxtase” no Estádio Olímpico. “Renaud Lavillenie foi perfeito até que sucumbiu em seu duelo com o tenaz e incrível Thiago Braz da Silva, o brasileiro que manteve seus fãs acordado até meia-noite com o coração acelerado e as palmas das mãos tão ligeiras para aplaudir tanto seus sucessos como os fracassos rivais, e a boca pronta para vaiar a tentativa de quem queria derrotar seu ídolo”, disse.

Topo