! Três recordes, preleção e ouro: como foi a última prova olímpica de Phelps - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Três recordes, preleção e ouro: como foi a última prova olímpica de Phelps

Guilherme Costa e Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

A última prova olímpica de Michael Phelps teve de tudo. O norte-americano de 31 anos se despediu dos Jogos na noite deste sábado (13), no Estádio Aquático Olímpico, e faturou o ouro do revezamento 4x100 m medley em sua derradeira aparição na piscina da Rio-2016. No caminho para o topo do pódio, fez um discurso motivacional para seus companheiros, viu três recordes serem batidos e se impressionou com um rival britânico.

Phelps, que já havia interrompido a carreira após Londres-2012 e retornou às piscinas dois anos depois, tinha definido que a Rio-2016 seria sua última competição na nova jornada. Estava inscrito em seis provas no Brasil e coletou cinco medalhas nas cinco iniciais (quatro ouros e uma prata). O revezamento 4x100 m medley era o último capítulo.

Até por isso, o nadador exerceu neste sábado uma característica que se tornou marcante durante a semana na Rio-2016: comportou-se como líder, falou muito com os companheiros de equipe e foi responsável pela preleção. “Estávamos fazendo nossa preparação individual quando Michael nos disse que só tinha uma frase: ‘Entrem lá e matem essa’. Foi o suficiente para me deixar pronto para fazer minha parte”, contou Ryan Murphy, 21, responsável pelo nado costas no revezamento de estilos combinados.

A preleção funcionou especialmente para Murphy. O norte-americano abriu o revezamento em 51s85 e estabeleceu o novo recorde mundial dos 100 m costas. Com isso, entregou sua parcial em vantagem.

Na perna seguinte, porém, a equipe britânica colocou Adam Peaty, 21, na piscina. O especialista em nado peito havia feito na Rio-2016 o novo recorde mundial dos 100 m no estilo (57s13). Neste sábado, com saída lançada, foi ainda mais rápido: 56s59.

O desempenho foi impressionante até para Phelps. “56s? Isso é insano! O que o Peaty fez foi coisa de outro planeta. Ele voou na piscina”, classificou o astro norte-americano.

Peaty encerrou sua passagem pela piscina com a primeira posição na prova. Na parcial seguinte, porém, Michael Phelps entrou na água, ultrapassou o britânico James Guy e voltou ao topo. “Eu só conseguia pensar em entregar a rota limpa para o Nathan [Adrian]”, disse o recordista de pódios na história dos Jogos Olímpicos.

Adrian completou os 100 m em 46s74, e isso foi suficiente para mais um recorde. Com esse tempo, os norte-americanos fecharam o revezamento em 3min27s95, marca mais baixa da prova na história dos Jogos Olímpicos.

Foi o quarto título de Phelps na prova – o norte-americano já havia sido tetracampeão do revezamento 4x200 m livre. Apenas ele e o compatriota Ryan Lochte (também no 4x200 m) têm quatro ouros em provas coletivas de Jogos Olímpicos.

As 23 medalhas de ouro de Michael Phelps em 50s

Topo