Natação

Atualizada em 14.08.2016 00h15

Brasil fica em 6º no 4x100m medley e termina Rio-16 sem medalha na natação

Vitor Silva/SSPress
João Gomes Jr. participa do revezamento 4x100m medley pela equipe do Brasil imagem: Vitor Silva/SSPress

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Brasil se despediu da Rio-2016 sem medalhas na natação. A última chance que o país tinha era no revezamento 4x100m medley, realizado neste sábado (13), no Estádio Aquático Olímpico, mas o time formado por Guilherme Guido, João Gomes, Henrique Martins e Marcelo Chierighini ficou na sexta colocação da final - inicialmente, a equipe havia terminado em sétimo, mas contou com a desclassificação da China para ganhar uma posição.

"Na nossa prova, demos o máximo. Eu não estou na minha melhor forma, senti um pouco no fim, mas acho que demos o máximo por esse revezamento", afirmou Guilherme Guido.

Essa é a primeira vez que o Brasil deixa uma edição dos Jogos Olímpicos sem medalha na natação desde Atenas-2004. Apesar disso, a edição carioca da competição foi a que o país colocou mais representantes em finais: oito.

A medalha de ouro na prova ficou com os Estados Unidos, que bateu o recorde olímpico com 3min27s95 com a equipe formada por Ryan Murphy, Cody Miller, Michael Phelps e Nathan Adrian. A prata foi para o Reino Unido, com 3min29s24, e o bronze foi da Austrália, com 3min29s93.

A prova marcou a despedida de Michael Phelps da piscina. Na última vez que caiu na água, a lenda das piscinas teve a missão de recuperar a liderança da prova para os Estados Unidos. No nado borboleta, o norte-americano travou um intenso duelo com James Guy, do Reino Unido, mas conseguiu entregar para Nathan Adrian na primeira colocação. O companheiro abriu vantagem e completou na primeira colocação.

Topo