! Thiago se coloca entre os "grandes" e quer sair da final "sem poder andar" - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Thiago se coloca entre os "grandes" e quer sair da final "sem poder andar"

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Classificado para a final dos 200m medley, Thiago Pereira tenta superar uma barreira que o atrapalhou nas últimas edições de Jogos Olímpicos: a quarta colocação. Em duas oportunidades (Londres-2012 e Pequim-2008), a medalha escapou da mão do Brasil. Em Atenas-2004, o atleta terminou na quinta posição. Ele, no entanto, se mostra confiante para o desafio.

"Vai ser uma prova muito difícil, e isso não é novidade para ninguém. Na minha vida nada foi fácil, e esse vai ser mais um desafio. Amanhã (quinta-feira) minha tarefa não vai ser fácil, mas o que a galera pode esperar é que eu vou tentar sair sem poder andar fora da água”, afirmou.

Para prova final, Thiago terá como principais rivais os norte-americanos Michael Phelps e Ryan Lochte. Outro possível adversário, o húngaro László Cseh, medalha de bronze em Londres-2012, não conseguiu avançar nem sequer para a semifinal da atual edição.

“Se fosse fácil, muita gente estaria no meu lugar. Meus três adversários conquistaram 38 medalhas olímpicas nas últimas três olimpíadas, e o Brasil conquistou 42. É isso que eu tenho pela frente. Tenho o maior atleta olímpico na minha geração, do meu lado, nadando comigo nos últimos 12 anos. Mas eu estou desde 2003 ou 2004 entre o top 5 do mundo e me considero um dos grandes dessa prova”, continuou Thiago.

Aos 30 anos e com uma medalha olímpica (prata nos 400m medley em Londres-2012), Thiago Pereira negou qualquer possibilidade de aposentadoria. Seus rivais Michael Phelps, 31, e Ryan Lochte, 32, indicam caminhar para suas últimas participações em Jogos Olímpicos.

"Amanhã (quinta-feira) vai ser o último encontro para os três. Phelps está parando, não sei qual vai ser a decisão do Ryan, mas vai ser muito especial estar com eles uma última vez. Eu, não. As pessoas já estão tentando me parar, mas pode ficar tranquilo”, completou Thiago.

Topo