Relatos das provas

Em prova "muito ruim", Chierighini piora tempo e fica longe de medalha

Dominic Ebenbichler/Reuters
Marcelo Chierighini fica distante da briga por medalha imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Marcelo Chierighini não conseguiu melhorar seu tempo e ficou longe da medalha nos 100m livre masculino. Nesta quarta-feira (10), no Estádio Aquático Olímpico, o brasileiro terminou a final na oitava e última colocação, com o tempo de 48s41. Na classificação, ele havia nadado com o tempo de 48s23.

“Fiquei chateado, sim. Fiz uma prova muito ruim. Não encaixou desde o começo. Não sei o que falar. Não consigo nem lembrar o que eu fiz”, afirmou Chierighini ao “Sportv”. “Estava muito bem fisicamente e mentalmente, não entendi muito. Fui pego de surpresa, não sei como explicar”.

O melhor tempo da carreira de Chierighini na prova é de 48s11. Caso conseguisse repetir o resultado na final desta segunda-feira, o brasileiro terminaria na sétima colocação, à frente do australiano Cameron Mcevoy, que nadou para 48s12.

A prova dos 100m é tradicional para o Brasil. Nos Jogos de Barcelona-1992, Gustavo Borges conquistou a medalha de prata. Depois, em Pequim-2008, César Cielo ficou com o bronze.

DOMINIC EBENBICHLER/REUTERS
imagem: DOMINIC EBENBICHLER/REUTERS

O pódio acabou sendo surpreendente. A medalha de ouro ficou com o australiano Kyle Chalmers, com o tempo de 47s58. Desde 1968 que a Austrália não conquistava a prova. A prata ficou com o belga Pieter Timmers (47s80), e o bronze para o norte-americano Nathan Adrian (47s85), então campeão olímpico.

Topo