Relatos das provas

Atualizada em 10.08.2016 23h38

Etiene e Léo de Deus pioram tempos e ficam fora das finais

Christophe Simon/AFP
Etiene Medeiros fica fora da final dos 100m livre imagem: Christophe Simon/AFP

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Dois brasileiros caíram nas semifinais da natação nesta quarta-feira (10). Etiene Medeiros e Leonardo de Deus não conseguiram melhorar seus tempos e ficaram de fora da final de suas respectivas provas: 100m livre feminino e 200m costas masculino.

Primeira a cair na água, Etiene teve um início empolgante. Na virada dos 50m, ela bateu na terceira colocação, atrás de Bronte Campbell (Austrália) e Simone Manuel (Estados Unidos). No entanto, perdeu força no decorrer da prova e terminou com o 16º e pior tempo da semifinal: 54s59.

“Na volta (dos 50m), o meu braço encurtou, mas valeu a pena. Estou muito feliz com o desempenho, mas ficou um gostinho de quero mais, mesmo”, afirmou Etiene.

“Foi minha terceira melhor marca da vida. Essa competição está sendo muito surpreendente para mim. Fiquei feliz quando vi a galera vibrando ao entrar na piscina e fiquei ainda mais feliz ao ver o barulho deles quando eu saí”.

O melhor tempo da semifinal foi da australiana Cate Campbell (52s71), novo recorde olímpico. O anterior, de 52s78, havia sido marcado também por ela, nas eliminatórias da prova na Rio-2016.

Na sequência, foi a vez de Leonardo de Deus. Classificado com o 13º melhor tempo, o brasileiro piorou em 0s67 seu tempo e ficou de fora, com apenas a 13ª marca da semifinal (1min57s67).

Desde o início, Léo apresentava problemas para acompanhar os nadadores de sua bateria. Na virada dos 50m, ele passou na sétima colocação. Nos metros finais, ele ainda conseguiu melhorar um pouco e bateu em sexto.

"Saio muito satisfeito. Em 2012 eu fiz um a semifinal e terminei em 13º. Aqui eu fiz duas e terminei ambas em 13º. Estou satisfeito, e era o que eu tinha para hoje. Já fica um gosto de quero mais para Tóquio", afirmou Léo. "Só lamento um pouco esse horário em que estamos competindo. Para nós, brasileiros, isso prejudica um pouco"

Topo