! Renato Augusto ajuda Brasil a driblar crise e vira protagonista como líder - 11/08/2016 - UOL Olimpíadas

Futebol

Renato Augusto ajuda Brasil a driblar crise e vira protagonista como líder

Dassler Marques e Vinicius Castro

Do UOL, em Salvador

A volta por cima do Brasil nos Jogos Olímpicos teve Renato Augusto como um personagem importante. Não apenas dentro de campo, com atuação reconhecida com aplausos pela torcida baiana, mas também no quesito liderança. Driblar a pressão interna e externa foi algo fundamental para golear a Dinamarca por 4 a 0 e sair da Fonte Nova com a classificação para as quartas de final. 

Incomodado por gritos de Marta e pelas vaias no Estádio Mané Garrincha, onde a seleção empatou com o Iraque, Neymar deixou o campo sem falar com ninguém e praticamente não passou pelo vestiário naquele dia. Coube a Renato Augusto, no momento, fazer as vezes de capitão, mesmo sem braçadeira. 

A ida ao quarto de Neymar para conversar sobre o que havia acontecido no Mané Garrincha não foi o único momento em que Renato Augusto mostrou personalidade. O meia foi quem mais deu explicações após o empate que deixou a seleção sob risco de eliminação e, dois dias depois, também acompanhou o treinador Rogério Micale em entrevista coletiva marcada por desabafos. 

Eleito vilão pela torcida em Brasília, Renato teve paciência e acabou aplaudido na Fonte Nova. Um reconhecimento não apenas a quem saiu em defesa da equipe, mas também contribuiu de forma importante na vitória. 

Com 105 passes em 79 minutos jogados, Renato Augusto foi o jogador da seleção que mais teve a bola no pé diante da Dinamarca. A mudança de sistema tático, do 4-3-3 para o 4-2-3-1, também deixou o jogador mais protegido ao lado de Walace. Foi, sem dúvida, a melhor partida dele com a equipe olímpica, o que coroou a boa relação com a Fonte Nova. Renato marcou pela seleção principal no mesmo estádio e, na véspera do jogo, se lembrou que costuma ter sorte na Bahia. 

Curiosamente, o chaveamento dos Jogos Olímpicos indica a presença em um ou dois estádios que marcam a carreira de Renato Augusto. No próximo sábado, o Brasil jogará contra a Colômbia em Itaquera. Se avançar, fará a semifinal contra Coreia do Sul ou Honduras no Maracanã, que também será o palco da decisão do torneio. 

"Itaquera é um lugar especial para mim, que me trouxe alegrias e me trouxe de volta à seleção. É um lugar que está guardado no meu coração", comentou Renato, que jogou regularmente no Maracanã no início da carreira e, inclusive, tem uma tatuagem do estádio.

Topo