Vídeos

Com tatuagem do Maracanã, Renato Augusto sonha com título desde criança

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Renato Augusto exibe tatuagem do Maracanã: palco da final olímpica imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em Brasília

Único carioca da seleção brasileira, Renato Augusto sonha com um título grande com a camisa amarela e não é de hoje.

Entre os mais experientes do sub-23 do Brasil, ele tem inclusive o Maracanã tatuado no braço direito. Nesta terça-feira, o jogador cotado para a titularidade na equipe de Rogério Micale falou sobre a relação com o estádio que será palco da decisão dos Jogos Olímpicos. 

"Gostava tanto de ir em jogo que às vezes nem jogava o Flamengo e eu ia. Os ingressos eram mais baratos e ajudava. Para ir ao colégio, eu passava em frente e ficava pensando ‘acho que vou me dar bem aqui’. Me marca bastante. Conquistei títulos. Poder chegar a um com a seleção seria a realização de um sonho", comentou. 

Segundo o meia do Beijing Guoan-CHN, apesar de não ter outro jogador do Rio de Janeiro no elenco de 18 atletas, ele não está sozinho. Rafinha Alcântara, apesar de nascido em São Paulo e criado na Europa, tem forte ligação com a capital fluminense. Filho de Mazinho, ex-jogador do Vasco, Rafinha jogou na base do Flamengo. "Ele fala um carioquês também", brincou Renato. 

Apesar da origem e da ligação com o Maracanã, a entrevista coletiva do meia foi dominada por perguntas táticas. A leitura de jogo considerada acima da média, nos últimos anos, tem feito ele uma extensão dos treinadores para dentro de campo. Cotado para ficar com o lugar de Rafinha na equipe, ele disse que não se importa. Outro que poderia sair é Felipe Anderson, mas que teve melhor atuação no sábado passado. 

"Por eu fazer muitas funções, para mim não muda. Se eu tiver oportunidade de jogar com o Rafinha, posso ir mais à frente. O Felipe é mais agudo, eu teria que ficar um pouco mais. Não tenho preferência, varia com o que o jogo pede no momento", comentou Renato. 

Para chegar ao Maracanã, o caminho da seleção brasileira será longo. A estreia na Olimpíada será na próxima quinta-feira em Brasília diante da África do Sul. Na sequência, jogos diante de Iraque (Brasília) e Dinamarca (Salvador). Se avançar em primeiro, o Brasil fará as quartas de final em São Paulo e dependeria de uma vitória para jogar a semifinal no Rio, além de mais uma vitória para a decisão. 

Confira mais respostas do meia Renato Augusto:

O QUE GANHA COM A EXPERIÊNCIA
Você começa a ter uma obediência tática diferente, enxergar o jogo de outra forma. Mais novo eu pensava individualmente, em drible e arriscar um pouco mais. Hoje jogo mais recuado, tenho outra visão do jogo. Claro que tenho minha responsabilidade de ser um dos mais velhos, procuro conversar e ajudar fora de campo porque é uma seleção com muita qualidade, jogadores acima da média. 

COMO ATUA NA CHINA
Já joguei de tudo...aberto, centroavante, meia, mas nos últimos jogos eu venho jogando ao lado do Ralf como segundo volante, podendo sair um pouco mais porque tem o Ralf. Me sinto bem quanto a isso.

TITE E MICALE
Cada treinador seu método. Então tenho usado bastante do trabalho, do pensamento dele (Micale), um cara de alto nível também. Então acho que com o trabalho que está sendo feito nós estamos prontos para conquistar.

SELEÇÕES AFRICANAS
São jogadores fortes, rápidos, então especialmente esse cuidado de contra-ataque. Como a gente diz, é atacar se defendendo. Mas temos que pensar no nosso, em como passar da defesa adversária, porque a maioria vem defender e usar o contra-ataque. Estamos sendo bem preparados já. A comissão tem estudado bastante os adversários. Vamos ter uma resposta muito boa. 

EVOLUÇÃO DO FUTEBOL
O futebol mudou bastante de um tempo pra cá. É mudar sem perder a essência. Estava conversando com o Micale ontem no treino. Acho que temos que manter o nosso estilo e nos adaptarmos ao futebol. Conquistar a Olimpíada é algo que dá tranquilidade maior para o Tite trabalhar.

MOMENTO FÍSICO
Eu investi em mim. Levei um profissional para fazer trabalho específico, para estar em alto nível principalmente fisicamente. O futebol virou físico. Tecnicamente não vou falar que o Chinês é igual a Alemão, mas tem evoluído pela sequência de jogadores que vão e elevam o nível. Meu jogo é muito físico. Procuro estar bem fisicamente para poder corresponder. Foi o que vi até agora na seleção.

PAPEL COMO EXPERIENTE
Tento dar mais cadência pela velocidade, por ser um trio muito agudo, com jogadores que vão muito para cima. Procuro conversar um pouco mais, estar com a bola, fazer esse bate e volta. Não quero ajudar só fora, mas dentro, poder juntar o grupo, então como falei agora vou fazer isso. 

Topo