Futebol

Micale desabafa sobre críticas à seleção: "continuamos atrás de cabeças"

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Rogério Micale fez desabafo antes de Brasil x Dinamarca, em Salvador imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques e Vinicius Castro

Do UOL, em Salvador

Perguntado sobre um aparente cansaço, o treinador Rogério Micale admitiu que tem dormido pouco para encontrar soluções para a seleção brasileira. Nesta terça-feira, véspera de Brasil x Dinamarca, ele falou em ajustes para enfim marcar um gol nos Jogos Olímpicos, mas assegurou que não fará mudanças drásticas. O que mudou, na verdade, foi o discurso. 

Em uma abordagem dura com relação às cobranças por melhores resultados na Olimpíada, Micale criticou a cobertura da imprensa e saiu em defesa de Neymar. Não apenas sobre seu comportamento, mas também por críticas e comparações com Marta. 

"São dois talentos do futebol brasileiro (Neymar e Marta). Estamos falando de um jovem de 24 anos e que não atingiu ainda a sua maturidade total. Acho que o jogador chega ao ápice aos 28 anos. Esse jovem já tem de lidar com a pressão de ser um líder e um jogador expoente com 17, 18 anos de idade. A geração que daria o suporte não se firmou. O Ronaldo assistiu a uma Copa do Mundo e depois se tornou um grande jogador. Se não analisarmos friamente e promovermos uma transição para os nossos craques, logo não vão querer estar com a gente", advertiu.

"O Neymar quis estar na Olimpíada e teve que assumir uma situação de protagonista, sendo muito cobrado com 24 anos. São fatos para refletirmos. O Neymar será o futuro melhor do mundo e precisamos respeitá-lo. É um jovem e pode agir de uma forma que não queremos que ele adote, mas é um jovem. Com 24 anos muitos de nós não faríamos coisas diferentes dele. Sou um treinador e preciso olhar esses aspectos para servir o meu país e formar jogadores com potencial e identificação. Confesso a vocês que não está fácil o imediatismo que estamos querendo dos nossos jogadores. Isso me preocupa muito como formador e essa conta vai cobrar um preço, já vem cobrando. Penso que podemos ter uma dificuldade ainda maior no futuro", disse ainda.

Sob pressão pelos dois empates nos primeiros dois jogos, Micale depois fez um longo desabafo e pediu uma discussão melhor sobre os problemas da seleção brasileira. 

"Enquanto ficarmos preocupados com tarja de capitão e comportamentos pessoais e não abrirmos uma discussão para entender o que está acontecendo no nosso futebol, vamos continuar na mesmice de sempre. Continuamos atrás de achar cabeças e culpados. Tenho o maior respeito por vocês, mas é preciso ter uma discussão mais aprofundada em pontos que não agregam nada em situação de jogo. Temos que parar de achar vilões e querer cortar cabeças", disse Micale, que deu exemplos depois. 

"Já fizemos isso em uma Olimpíada passada. Fizemos isso com Bernard na Copa do Mundo, que é um jogador que eu adoro. Fizemos com Rafael na Olimpíada passada. Sempre vamos buscar vilões e estancamos um potencial de avanço em um futuro próximo. A Alemanha levou 12 anos e queremos resolver tudo em seis meses. Cheguei ontem, como alguns já falaram, mas me preparei para estar aqui e lidar com os jogadores e muitas vezes fico preocupado com o nosso futuro como as coisas mudam em dez dias. Em dois resultados que nem derrotas foram. Mas não vamos avançar sem essa reflexão. Estamos lidando com jovens e uma nova seleção. Se continuarmos matando, vamos colher a mesma coisa dos últimos anos”, reclamou. 

Confira mais respostas de Rogério Micale:

ABORDAGEM SOBRE O EXTRACAMPO DE NEYMAR
A cobrança é natural, mas tem que ser pautada em elementos sólidos. Vamos discutir comportamentos táticos, fatores comportamentais em campo. Quando começamos a entrar em áreas que fogem da área esportiva, aí entramos em uma esfera que não vamos crescer nada, que não temos nada a agregar na discussão esportiva. Falamos de futebol, como do judô, natação, e muitas vezes pendemos em situação pessoal do Neymar que foge da esfera esportiva. Acredito que a cobrança tem que ser natural, porque existe uma expectativa muito grande. Imagino seleções com mesmo potencial que a brasileira e não ganham nada há 20 anos. Então lá tinham que matar todo mundo? Se a pressão cresce para uma esfera desproporcional. Temos que entender que existe uma construção de algo para se alcançar nesse percurso. Se a gente achar que nada presta e uma pessoa é culpada disso tudo.... 

REFLEXÕES SOBRE O TIME
Reflexões sempre temos que fazer, até porque quando o resultado não acontece da forma que esperamos, num torneio de tiro tão curto, a gente tem que achar alternativas para as coisas poderem acontecer da forma como a gente espera. Vamos trabalhar em cima dessa situação hoje. A gente espera que as coisas possam correr bem no próximo jogo. Estamos muito confiantes pelo que os números nos falam, pela interpretação de jogo, para podemos fazer algo melhor. A minha expectativa é que isso aconteça. 

VARIAÇÕES
Temos um modelo de jogo que pode ter variações. É normal fazer e já aconteceu durante dois jogos, tentamos variações dentro do modelo. Não podemos mudar um conceito que existe sem treinamento. Treinamos durante a fase de preparação e não é porque não conseguimos a vitória que vamos mudar tudo em termos de conceito, porque traremos prejuízo maior que benefício. Temos que nos sentir confortáveis. 

MÉRITOS AO ADVERSÁRIO
Temos que ser frios para avaliar os números. Tivemos 71% de posse de bola, 14 finalizações e por mais que a gente não queira creditar o devido respeito que merece, o Iraque foi semifinalista do Mundial sub-20, a base foi mantida e os jogadores maturaram. Temos que fazer avaliações claras. Acredito que as críticas são justas, temos que avaliar, fazer discussão como vocês muito bem fazem sobre funcionamento do sistema, sobre variação, algo que aconteceu de errado. 

SEMBLANTE DE QUE DORMIU POUCO
Em relação ao cansaço, sim. Chegamos tarde e avaliamos os jogos por horas na madrugada, tentando achar soluções. À medida em que o torneio passa, são jogos muito próximos e não temos muito tempo até para descansar. Faz parte do processo e vamos buscar forças para fazer o melhor. Temos variações e já lancei disso durante os jogos. Um detalhe ou outro podemos melhorar. Acredito que um ajuste ou outro será feito e confiamos que podemos melhorar. Estamos confiantes de que conseguiremos a vitória e passaremos de fase com tranquilidade. 

Topo