! Vanderlei Cordeiro, após acender a pira: "Recebi a medalha de ouro hoje" - 06/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Vanderlei Cordeiro, após acender a pira: "Recebi a medalha de ouro hoje"

Do UOL, em São Paulo

Escolhido para acender a pira olímpica após Pelé ter declinado o convite por problemas de saúde, Vanderlei Cordeiro de Lima se mostrou bastante contente com a honraria. Em entrevista ao “Jornal da Globo”, o ex-maratonista afirmou ter sido “o maior reconhecimento que eu poderia receber do meu país”.

“A medalha de ouro, eu recebi hoje: poder viver essa emoção. É a primeira vez que participo de uma abertura de Jogos Olímpicos. Participei de três edições, mas só chegava depois. Foi o maior reconhecimento que eu poderia receber do meu país”, afirmou.

Vanderlei ganhou destaque nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Enquanto liderava a maratona, o brasileiro foi atrapalhado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. Apesar disso, o maratonista seguiu na prova e conquistou a medalha de bronze. Mais tarde, ele recebeu a medalha Pierre de Coubertin, dada aos atletas que demonstram alto grau de esportividade e espírito olímpico.

Além de Vanderlei, dois ex-atletas participaram do acendimento da pira. Guga foi o responsável por entrar no Maracanã com a tocha olímpica. Na sequência, ele entregou o fogo para Hortência, medalha de prata nos Jogos de Atlanta, em 1996.

“Estava super séria, mas quando vi o Guga brincando, falei: ‘vou brincar também, vou me divertir’”, afirmou Hortência. “O esporte pode nos proporcionar emoções como essa. Não contei para ninguém, nem para o meu filho, foi surpresa para todo mundo”.

No caso de Guga, o ex-tenista adentrou o estádio bastante sorridente. “Vim tremendo do início ao fim, foi uma satisfação muito especial. Bem no comecinho, estava minha mãe, minha esposa e meus dois filhos. Foi uma emoção como atleta, é nossa vida que está ali envolvido”.

Topo