! Abertura da Olimpíada defende ecologia apesar de Rio não limpar Baía - 05/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Abertura da Olimpíada defende ecologia apesar de Rio não limpar Baía

Antoine Morel, Juliana Alencar, Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Um dos temas centrais da abertura da Olimpíada Rio-2016 foi a defesa da ecologia. A questão é que o meio-ambiente foi justamente o calcanhar de aquiles dos Jogos. Não houve a prometida limpeza de 80% da Baía de Guanabara, a despoluição das lagoas e do ar da cidade.

Após falar sobre a formação do Brasil, a cerimônia tratou dos efeitos da poluição da atmosfera no ar do planeta, que tem como consequência o aquecimento global. Nos telões, foram mostrados os efeitos do aquecimento com a subida das marés, que inundaria as maiores cidades do mundo.

Ao mesmo tempo, um menino estava preso em um labirinto de prédios. Depois, ele consegue sair de lá e encontra uma flor.

Neste momento, talvez o mais tocante da cerimônia, as atrizes Fernanda Montenegro e Judi Dench recitam a poesia "A Flor e Náusea", de Carlos Drummond de Andrade. A poesia fala sobre uma flor que nasce no meio do tráfego, e do caos urbano.

Depois é exaltado que a melhor forma de combater os estragos ao meio-ambiente é por meio do plantio de árvores, enquanto o verde se espalha na projeção.

Cada um dos atletas recebeu uma semente de uma árvore nativa do Brasil. Os esportistas primeiro carregaram as sementes em um local próprio dentro do estádio, logo depois de desfilarem pela delegação de seus países. Então, 11 mil sementes serão plantadas no Parque Radical de Deodoro. Serão 207 espécies diferentes representando cada delegação. 

Só que, na candidatura do Rio, havia a promessa de que despoluição de 80% da Baía e esse patamar chegou no máximo a 50%. As águas ainda estão extremamente sujas para as disputas de vela. O mesmo ocorre na Lagoa Rodrigo de Freitas, sede do remo e canoagem. Esse foi o maior fracasso de legado da cidade para a Olimpíada.

Não houve ainda melhoria no ar do Rio de Janeiro, segundo testes independentes. Essa era outra promessa do comitê em sua candidatura.

Havia a expectativa de cerca de 50 mil pessoas no Maracanã. Alguns lugares vazios puderam ser vistos nas arquibancadas do estádio. A organização ainda não anunciou oficialmente o público da cerimônia.

Topo