Vídeos

Atualizada em 06.08.2016 08h04

Chama olímpica se apaga duas vezes antes de acendimento da "pira do povo"

Reprodução
Chama olímpica se apaga antes de acender a "pira do povo" imagem: Reprodução

Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

A chama olímpica se apagou duas vezes antes do acendimento da "pira do povo", localizada na Candelária, Zona Portuária do Rio de Janeiro, no início da madrugada deste sábado (6).

Duas lamparinas que foram acesas na pira do Maracanã, durante a cerimônia de abertura, se apagaram na hora de tentar passar a chama para a tocha na mão de Jorge Gomes, jovem de 14 anos que foi o responsável por acender a "pira do povo". Na terceira tentativa, a tocha foi acesa e o ato transcorreu normalmente.

No total, cinco lamparinas foram acesas na pira olímpica do Maracanã e levadas para acender a tocha de Jorge, que é praticante de atletismo.

Veja os melhores momentos da abertura da Rio-2016

"Foi uma emoção muito grande", disse o garoto, que chegou a chorar após a cerimônia. "Nunca poderia imaginar que teria essa oportunidade. Na hora ali, minha mão estava tremendo muito. Meu maior sonho é disputar os Jogos Olímpicos no atletismo".

A pira é desenhada para rodar como uma espécie de cata-vento, mas no momento do acendimento, ela não se movimentou. Segundo a organização, o vento estava fraco demais para fazer o objeto rodar.

UOL
imagem: UOL

A pira da Candelária será a oficial dos Jogos Olímpicos do Rio. Pouco menos de uma hora após a cerimônia de abertura, a chama acesa por Vanderlei Cordeiro de Lima já havia sido apagada no Maracanã.

Topo