! Micale pede apoio à seleção brasileira após empate e diz que faltou detalhe - 04/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Micale pede apoio à seleção brasileira após empate e diz que faltou detalhe

Bernardo Gentile e Dassler Marques

Do UOL, em Brasília

O treinador Rogério Micale avaliou problemas coletivos, evitou comentários individuais e pediu apoio à seleção brasileira. Depois de um empate sem gols decepcionante na estreia contra a África do Sul, em Brasília, ele também ressaltou pontos positivos e elogiou o adversário. 

"Acredito que fizemos um bom jogo em alguns momentos. Tivemos alguns momentos dentro da partida em que conseguimos controlar. Enfrentamos uma equipe bem postada, forte fisicamente, que apostava muito em bola longa para o Dolly às costas do Zeca e tentando dois para um. Fizeram um jogo de apoio forte em velocidade", comentou Micale.

"Tivemos 15 minutos de ansiedade pela estreia. Acredito ser normal pela responsabilidade que temos. Com um homem a mais, trabalhamos muito na zona onde trabalhamos muito nos 10 dias (ao redor da área rival), e infelizmente tivemos chances, mas não foi possível fazer o gol. Faltou o gol, o detalhe. A equipe está de parabéns, se entregou, e temos ainda uma expectativa muito boa sobre nossos jogadores", avaliou ainda o treinador. 

"As vaias, a pressão, são inerentes desde o início. Temos que tentar fazer o melhor, como sempre falamos. O apoio é muito importante para nossa equipe e para todos nós. A gente sabe que é difícil, qualquer tipo de competição hoje é importante, complicado. O apoio vai facilitar, motivar os atletas. Temos que estar preparados", disse Micale. 

"Vou abraçar a equipe. São jovens, apesar de serem importantes e atuarem em grandes equipes. Ninguém gosta de iniciar (com empate) pela expectativa que sabemos haver... é ganhar e jogar bem. Quando temos a sensação de que não ganhamos e não jogamos o esperado por todos, lógico que sentimos um abatimento. Rapidamente vamos nos reerguer, saber que o torneio só se iniciou e por sorte está tudo empatado e tentar avançar. Temos duas partidas ainda para dar resposta da forma que esperamos, à expectativa que temos, e vamos fortalecer isso no próximo jogo", acrescentou. 

Saiba porque o futebol começa antes na Rio-2016

Veja outras respostas de Rogério Micale:

ATUAÇÃO DE NEYMAR
Neymar é diferenciado, sabe o que representa para a seleção brasileira e tentou fazer o melhor. Temos que olhar que está em um período muito grande de férias, está retornando agora e vai crescer muito durante a competição. Ele está adquirindo isso. Vamos rever o jogo, vamos ver o que podemos fazer para melhorar. Temos momento mais de recuperação. Você entra no torneio e está sem muito tempo para treinar. É conversar. É tentar avançar no que a gente puder.

NR.: O Brasil joga já no próximo domingo, contra o Iraque, em Brasília. 

MANTER O CONTROLE
Não pode ter abatimento quando tem um resultado que não traz desclassificação, porque não faz parte do processo. Importante é como termina, não como inicia o torneio. Temos que nos fortalecer mais como grupo, que mostrou poder de reação em momentos difíceis, e saio com sentimento de expectativa muito grande e de que fizemos o melhor para esse jogo. Podemos evoluir, avançar, vamos ver o que faltou e tentar corrigir. A gente se recupera o mais rápido possível porque temos dois jogos importantes e ver o que falta para classificação.

ADVERSÁRIO DIFÍCIL
Não foi surpreendente, porque tínhamos enfrentado a África do Sul (em março, em Maceió), onde conseguimos 3 a 1, mas com muita dificuldade. Conseguimos 2 a 0 em bolas paradas, e hoje não conseguimos sair na frente para trazer tranquilidade aos jogadores, para se achar melhor. Se jogar como jogou hoje todas as partidas, será uma equipe muito forte a ser batida, e tem grandes chances como todas as outras.

TIME CRIOU MAIS AO REDOR DA ÁREA A PARTIR DA EXPULSÃO
Tem a ver com a situação de 11 contra 10, com um homem a mais na zona vermelha (ao redor da área) para dar amplitude ao campo. Você gira a bola, busca o centro do jogo. A equipe adversária estava muito fechada, então você tem que gerar a amplitude. Em relação ao primeiro tempo, tivemos dificuldades, sim, e sobre correção conversamos no retorno. A equipe estava um pouco afastada nos setores. Trabalhamos no setor ofensivo, fomos agressivos, mas sem dar tempo necessário para a equipe compactar e trabalhar a bola. No segundo tempo, tentamos melhorar, e quando ficou com homem a mais, ali tivemos as melhores chances e tentamos em algum momento. 

GABRIEL JESUS APAGADO
O Gabriel Jesus tentou, mas estava com marcação muito encaixada nele. São jogadores fortes na equipe adversária e que encurtaram muito naquele setor para poder jogar. O Gabriel tentou o melhor dele.

RENATO AUGUSTO EM JOGO EXCESSIVAMENTE LENTO
O Renato está participando da temporada normalmente na China. Ele contratou um 'personal' para trabalhar, e acho que os números que temos são ótimos, são muito bons. Não compete a mim creditar uma situação de não deslanchar a um ou outro jogador. Foi um contexto coletivo e temos que tratar a evolução coletiva. O Renato, como todos os outros, tentaram fazer o jogo pedido, que cabia fazer, e a expectativa é que ele cresça como toda equipe na sequência.

Topo