Olimpíadas 2016

Atleta estrangeiro diz ter sido sequestrado por 'homens fardados' no RJ

Facebook/Jay Lee
Lutador de Jiu Jitsu Jay Lee está no Brasil para treinamentos imagem: Facebook/Jay Lee

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

O lutador de Jiu Jitsu Jay Lee usou as redes sociais para informar ter sido sequestrado por indivíduos fardados de policiais no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, sem saber se de fato eram oficiais ou se eram bandidos trajados de policiais. O atleta da Nova Zelândia afirma ter sido sequestrado após ser parado em uma suposta blitz e obrigado a retirar dinheiro em caixas eletrônicos.  

O sequestro relâmpago teria ocorrido no sábado. Jay Lee não disputará os Jogos Olímpicos; o Jiu Jitsu não figura nas modalidades olímpicas.

“Então, ontem fui raptado no Brasil. Não por algumas pessoas com armas, mas sim por policiais oficiais em serviço e com uniforme completo. Fui ameaçado de prisão se eu não entrasse no carro e acompanhasse em direção a dois caixas eletrônicos para retirar uma grande soma de dinheiro. Não sei o que é mais deprimente, o fato de isso está acontecendo com estrangeiros tão perto dos Jogos Olímpicos ou o fato de que os brasileiros têm que viver em uma sociedade que permite este caos diariamente. Este lugar é bem e f… em todos os sentidos da palavra”, relatou Jay Lee.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em contato com o UOL Esporte, informou que irá apurar o caso. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Turismo. A PM-RJ reforça que em casos de qualquer ocorrência envolvendo policial, é importante observar o nome do policial, que está afixado no uniforme.

A assessoria da Polícia Civil do RJ informou:

“Um turista neozelandês, ao voltar de carro de uma competição esportiva, relatou ter sido parado em uma blitz supostamente da polícia militar no município de Duque de Caxias. Durante a abordagem, foi exigido da vítima certa quantia em dinheiro e, como não a dispunha no momento, o turista foi até um caixa eletrônico. Procedimento policial foi instaurado e diligências estão sendo realizadas para apurar o crime”. 

Jay Lee mora no Brasil há mais de um ano. Ele decidiu residir no país para se aperfeiçoar no Jiu-Jitsu. O Brasil é uma das referências mundiais na modalidade. Em fevereiro, Jay narrou sua vida no Rio de Janeiro e explicou ao site neozelandês NZHerald sobre o que seria um “sequestro relâmpago”.

“Sequestros relâmpago no Brasil são comuns em grandes cidades. Este tipo de crime acontece quando a vítima é sequestrada por pouco tempo e forçada a retirar dinheiro de sua conta bancária. Para reduzir o risco, é recomendado que você use caixas eletrônicos públicos durante o dia ou dentro de bancos”.

Topo