Olimpíadas 2016

COI admite problemas na Vila Olímpica e vai realocar mais atletas

Guilherme Costa e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Além da delegação australiana, o COI (Comitê Olímpico Internacional) vai reacomodar outros atletas por problemas de infraestrutura Vila Olímpica dos Atletas. Foram constadas questões de acabamento como vazamentos, vasos sanitários, fios aparentes e objetos roubados no primeiro dia de abertura da Vila. Por isso, a delegação australiana não aceitou ficar no local e foi para um hotel. A expectativa é que os problemas só sejam resolvidos nos próximos dias, possivelmente até sexta-feira.

°Nós estamos trabalhando perto do Rio-2016 na situação da Vila Olímpica. Quando eles atingiram a fase final de preparação para receber os atletas na Vila, ficou claro quando os quartos começaram a ser usados que em todos os prédios alguns quartos precisavam de trabalho extra. Equipes estão trabalhando durante a noite e vão trabalhar por 24 horas por dia para resolver os problemas. Infelizmente, o Rio-2016 espera que isso leve outros dias. Atletas que cheguem agora à Vila e que as acomodações não tenha sido acabadas serão colocados na melhor acomodação disponível nos prédios”; afirmou o departamento de comunicação do COI.

O UOL Esporte apurou que a expectativa é que os problemas só sejam resolvidos até sexta-feira. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, tentou minimizar as críticas dos australianos afirmando que colocaria um canguru na porta da Vila. Mas a nota do COI referendada que houve problemas. Segundo o COI, o afastamento da Austrália da Vila é temporário.

“Nós entendemos que foi uma medida temporária e a Austrália ainda espera que suas acomodações vão ser entregues no padrão apropriado nos próximos dias, o que vai permitir que eles mudem seus atletas para a residência dos Jogos”, disse o COI.

A questão de realocar atletas será uma tarefa complicada porque há a expectativa de centenas de atletas cheguem ainda hoje à Vila. Por fim, o comitê olímpico internacional disse que o "Rio lamenta o inconveniente que isso possa causar e aprecia a compreensão dos comitês olímpicos nacionais neste momento."

Topo