Olimpíadas 2016

'Todas as Vilas Olímpicas têm problemas', diz presidente do comitê Rio-2016

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os problemas encontrados por delegações estrangeiras na Vila Olímpica da Rio-2016, aberta neste domingo (24), não foram uma surpresa para Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e do comitê organizador do megaevento. Questionado sobre as reclamações, o dirigente fez enorme esforço para minimizá-las e disse que isso é normal na história dos Jogos.

“É natural que quando começa a funcionar o que tem dentro dos apartamentos apareçam problemas. Outra coisa que eu queria dizer é que todos os Jogos Olímpicos tiveram Vilas com problemas. Todas as Vilas Olímpicas têm problemas. Todas”, disse Nuzman, 74, em entrevista coletiva.

A Vila da Rio-2016 foi aberta oficialmente às 8h (de Brasília) deste domingo. A expectativa do comitê organizador era receber 14 delegações no primeiro dia, mas o Comitê Olímpico da Austrália se recusou a ficar no local até que fossem resolvidos alguns problemas estruturais. A lista de reclamações inclui vazamento de pias, sanitários entupidos e até objetos que foram furtados no interior dos quartos. Alguns serviços prometidos a atletas, como um salão de beleza, também não estão operando.

O que chama mais atenção é que a Vila não foi concluída recentemente. O aparato foi entregue ao comitê há mais de um mês e teve uma verificação completa antes da abertura às delegações.

No último sábado, houve uma reunião do comitê organizador da Rio-2016 com NOCs (comitês olímpicos nacionais, na sigla em inglês) para falar sobre a Vila. Um dos assuntos foi justamente a lista de pendências do espaço.

“Explicamos que temos de pensar daqui para frente, procurar solucionar as questões que existem e tê-los aqui com alegria. Temos de ter consciência de que algumas questões nós precisamos resolver no diálogo com as próprias federações. Antes estávamos vendo apenas o nosso lado. Acho que eles vão ficar contentes, felizes, mas que há etapas que nós temos de cumprir”, encerrou Nuzman.?

Topo