Olimpíadas 2016

Bolt diz que está em boa forma e promete "dar show e fazer história" no Rio

AFP PHOTO / Ricardo Makyn
Usain Bolt disputa prova de semifinal na seletiva jamaicana para Rio-2016 imagem: AFP PHOTO / Ricardo Makyn

DO UOL, em São Paulo

Depois de um susto sofrido durante a seletiva jamaicana, o velocista Usain Bolt disse que chegará ao Rio de Janeiro em boa forma para competir nos Jogos Olímpicos. Ele disputará nesta sexta-feira os 200m da etapa de Londres da Diamond League em uma prova em que testará recuperação de uma lesão na coxa sofrida há 20 dias. 

"Eu estou bem,  me sentindo bem e treinando bem agora. Eu estou feliz por onde eu estou. Meu tendão está bom, não tenho nenhum problema agora. Eu sei que estou em boa forma", disse.

"Eu definitivamente estarei lá, eu estou animado para ir. Este é o lugar onde a história vai ser feita, eu estou animado para dar um show para o mundo inteiro ver. Esta é minha última Olimpíada, é uma grande coisa", completou.

Bolt foi confirmado há 10 dias pelo Comitê Olímpico Jamaicano em três provas do atletismo nos Jogos Olímpicos: 100m, 200m e revezamento 4x100m. O velocista havia deixado a seletiva jamaicana de atletismo com lesão na coxa esquerda e precisou de uma liberação especial da Associação Jamaicana de Atletismo (JAAA) para garantir a vaga.

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem de 5 a 21 de agosto, Usain Bolt tentará sua terceira medalha de ouro nas três provas para as quais foi convocado. Ele venceu os 100m, 200m, e revezamento 4x100m nos dois últimos Jogos Olímpicos, em Pequim, 2008, e Londres, 2012.

Rússia e zika

Além de sua performance individual, Bolt comentou sobre dois temas polêmicos relacionados aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: a exclusão da Rússia no atletismo e temor com o vírus zika.
 
Sobre a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) em manter a suspensão ao atletismo russo, Bolt disse que a medida "assusta muita gente e envia uma mensagem forte" a respeito do doping ."Se você enganar ou burlar as regras, medidas sérias serão tomadas", completou.
 
Em relação ao zika, Bolt disse que já vive em um país com a incidência da doença e esse é o menor de seus problemas. "Tenho que focar no meu trabalho", disse.

Topo