Olimpíadas 2016

"Obrigada por terem enterrado o atletismo", diz Isinbayeva após veto do CAS

 REUTERS/Sergei Karpukhin
Yelena Isinbayeva dispara contra o CAS após veto ao atletismo russo imagem: REUTERS/Sergei Karpukhin

Da AFP

A decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de rejeitar a apelação de 68 atletas russos para participar dos Jogos Olímpicos do Rio "enterrou o atletismo", declarou nesta quinta-feira a bicampeã olímpica russa de salto com vara, Yelena Isinbayeva.

"Obrigada a todos por terem enterrado o atletismo. Isso é puramente político", afirmou à agência de notícias russa "TASS" a atleta, que tinha o sonho de conquistar seu terceiro ouro olímpico nos Jogos do Rio, que serão disputados de 5 a 21 de agosto.

Com a decisão do CAS em referendar o veto da IAAF ao atletismo russo pelo escândalo de doping envolvendo até membros do governo, Isinbayeva só poderá participar dos Jogos se solicitar e tiver aprovado um pedido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para competir por uma bandeira neutra. Porém, a própria atleta disse anteriormente que só iria ao Rio para representar a Rússia.

No Instagram, ela também despejou a sua fúria. "Deixem todos estes atletas estrangeiros pseudo-limpos (de doping) terem um suspiro de alívio e ganharem suas medalhas de pseudo-ouro sem nós. A força sempre temida".

Isinbayeva é a maior estrela entre os 68 atletas russos impedidos de competir. Porém, a lista pode ficar ainda maior, já que o COI analisará na próxima semana um pedido da Wada (Agência Mundial Antidopagem) de banir o país de todas as modalidades.

O escândalo

O escândalo teve início quando o antigo diretor do laboratório antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov, e um funcionário da agência antidoping local denunciaram à imprensa americana que 15 medalhistas russos nos Jogos de Inverno de Sochi e outros atletas foram dopados por autoridades russas.

Além disso, há relatos que agentes do Serviço Federal de Segurança, a antiga KGB, manipularam amostras de urina durante o evento poliesportivo, para evitar que algum caso fosse revelado.

Revelações feitas pela televisão pública alemã "ARD" apontam que o ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, encobriu pelo menos um caso de doping no escândalo que envolve o atletismo do país e que incidem em um suposto programa dirigido pelo governo.

Topo