Futebol

CBF sofreu com liberações até para montar time de sparrings da Olimpíada

Lucas Figueiredo/MoWa Press
Paquetá, do Flamengo, disputa bola com Neymar: experiência importante para o futuro imagem: Lucas Figueiredo/MoWa Press

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

Montada à base de negociações difíceis, a lista de 18 jogadores para a Olimpíada foi completada por outros sete jovens que contribuem para os treinamentos com bola desde a terça-feira. Até mesmo para compor esse grupo de sparrings, entretanto, a CBF encontrou dificuldades. 

Na lista original de Rogério Micale para os trabalhos na Granja Comary estavam nomes como o goleiro Caíque, do Vitória, Lyanco, zagueiro são-paulino, e Douglas, meio-campo do Fluminense. Importantes para seus clubes na disputa do Brasileirão, eles acabaram de fora por conta de liberações. 

Com Daniel Fuzato (goleiro do Palmeiras), Marlon (lateral do Criciúma), Murilo (zagueiro do Cruzeiro), Guilherme (volante do Santos), Matheusinho (meia do América-MG), Paquetá (meia do Flamengo) e Evandro (atacante do Coritiba), Micale quer muito mais do que apenas compor treinamentos. Na atividade desta quarta-feira, Matheusinho foi um dos destaques com bonitos toques na bola e até um drible entre as pernas de um marcador. 

Todos nascidos entre 1997 e 1998, os sete jogadores são candidatos a integrar a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano e, quem sabe, no Mundial da categoria em 2017. Na avaliação da CBF, eles estão bem cotados não apenas pela qualidade técnica, mas por já terem se ambientado com os métodos de trabalho de Micale em outras convocações recentes de jogadores com menos de 20 anos.

A ideia da CBF é seguir o rastreamento da evolução desses atletas para montar o grupo sub-20 de 2017 com o maior número de informações possíveis. Em breve, uma convocação de atletas nascidos em 1999 também será realizada para dar mais elementos a Rogério Micale, que volta à sub-20 após a Olimpíada.

Curiosamente, todos os sete sparrings, além de Thiago Maia e Gabriel Jesus, que integram a relação de 18 jogadores, são elegíveis para os Jogos de Tóquio se mantido o formato sub-23. Os jovens chamados por Micale só podem seguir no elenco até a próxima quarta-feira, quando a preparação das seleções passa a ser regida pelos protocolos da Olimpíada. 

Topo