Olimpíadas 2016

Seleção olímpica tem movimentação intensa no mercado e deixa CBF em alerta

Assessoria de imprensa/CBF
Gabriel treina no primeiro dia de trabalhos da seleção olímpica em Teresópolis imagem: Assessoria de imprensa/CBF

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

O elenco da seleção brasileira sub-23 que se apresentou na segunda-feira em Teresópolis é recheado de jogadores que movimentam o mercado de transferências para a Europa. Com quase metade do grupo com jovens envolvidos em negociações para possíveis transações, a CBF trata a situação com preocupação. 

A janela de transferências na Europa se fecha em 30 de agosto, o que faz com que nomes como Marquinhos, Douglas Santos, Walace, Gabriel e Gabriel Jesus, entre outros, busquem a definição de seu próprio futuro durante a preparação e a própria Olimpíada. 

"Temos nosso planejamento para ter total tranquilidade do trabalho e tentarmos evitar ao máximo essas situações (de mercado)", disse Erasmo Damiani, coordenador da seleção olímpica. "Teremos uma reunião de apresentação e vamos repassar a todos os atletas uma coisa que também teremos. (...) Como vocês (jornalistas) colocam, é uma conquista inédita para o Brasil, então nesse momento é um foco diferente. As coisas vão se encaminhando dos atletas com seus clubes", complementou Damiani. 

Quem pode sair durante a Olimpíada

O caso mais evidente é de Gabigol, que freou uma renovação encaminhada com o Santos para ouvir novas propostas da Europa. A decisão sobre o futuro dele será tomada em meio à Olimpíada e pode envolver Chelsea-ING, Borussia Dortmund-ALE e Juventus-ITA, gigantes do futebol europeu. 

Gabriel Jesus, por sua vez, avisou publicamente que não deve se transferir nesta janela de transferências. A saída também não é desejo do Palmeiras, mas Barcelona-ESP, Real Madrid-ESP e Inter de Milão-ITA travam uma batalha para assegurar o atacante da seleção olímpica no futuro. Uma das possibilidades é justamente ser vendido agora e se mudar para a Europa em janeiro. 

Outros dois jogadores têm saídas consideradas bem possíveis por seus clubes. Na noite passada diante do Coritiba, o lateral Douglas Santos pode ter feito sua última partida pelo Atlético-MG. O clube trabalha com a ideia de vender pelo menos um jogador para o exterior nesta janela e vê em Douglas, que já conviveu com procura até do Barcelona-ESP, um candidato forte. O Grêmio também acredita que o volante Walace possa receber propostas de negociações até o fim de agosto e vê nele, inclusive, a saída para resolver outro problema. 

O também gremista Luan é especulado em clubes na Europa e tem uma transferência buscada por seus representantes. Uma das equipes com quem flertou sobre negociação é justamente o Leicester City-ING, atual campeão inglês. O Grêmio pede R$ 100 milhões pelo atacante e acredita que, caso consiga vender Walace, já resolve seus problemas financeiros de 2016. 

Os santistas Zeca e Thiago Maia vivem situações parecidas. Os dois jogadores convivem com perspectivas de transferência e têm empresários em contato com equipes da Europa para tentar viabilizar mudanças de equipe. Zeca já teve conversas com o Atlético de Madrid-ESP, tratou também com representante ligado ao PSG-FRA e assinou recentemente com a empresa OTB Sports, de olho em uma negociação. Thiago, que tem agora o tio Vanderi à frente de conversas, também espera propostas de fora.

Na Copa América, CBF armou bloqueio para empresários

No torneio recentemente disputado nos Estados Unidos, a CBF reconheceu que contatos entre jogadores e empresários ocorreram durante a competição. Por outro lado, impediu que agentes dos atletas se hospedassem nos mesmos hotéis. Daniel Alves, por exemplo, manteve conversas com a Juventus-ITA durante a competição.

Já em 2015, Douglas Costa e Roberto Firmino concretizaram suas transferências para Bayern de Munique-ALE e Liverpool-ING, respectivamente, também em meio à Copa América. Neymar, a maior estrela do Brasil na Olimpíada, se apresentou ao Barcelona em 2013 com licença de Luiz Felipe Scolari para se ausentar da preparação para a Copa das Confederações.

Topo