Campeão olímpico cai no doping pela 2ª vez e pode perder Rio-16, diz jornal
O campeão olímpico da marcha atlética, Alex Schwazer, foi flagrado em exame antidoping realizado em janeiro de 2016 e pode perder da Olimpíada do Rio de Janeiro. Alex Schwazer testou positivo para testosterona.
A informação foi divulgada primeiramente pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport. A publicação explica que o italiano testou positivo após um exame de janeiro, que havia dado negativo, ser refeito em maio de 2016. O advogado do atleta nega que Schwazer tenha utilizado substâncias proibidas.
"São falsas as acusações. Isso é monstruoso”, ressaltou o advogado do atleta, Gerhard Brandstätter. “Isso preocupa, mas nos defenderemos e os responsáveis serão penalizados. Tudo isso não tem lógica e não entendo porque um teste que deu negativo em 1 de janeiro foi refeito em 12 de maio e deu positivo”, comentou ao jornal italiano.
O italiano havia conquistado a vaga na Olimpíada do Rio em maio, após vencer a Copa do Mundo de Marcha Atlética em Roma. Ele ficouà frente do campeão olímpico de 2012, Jarrett Tallent.
O atleta italiano, campeão olímpico em Pequim-2008, já havia sido punido por doping por 3 anos e 9 meses. Na ocasião, ele ficou foca da Olimpíada de Londres.
Alex Schwazer foi flagrado com o hormônio Eritropoetina (EPO). A pena inicial era de três anos e meio de suspensão, mas em 2015, ela foi aumentada em mais três meses pelo Tribunal Nacional Antidoping do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) pelo atleta ter tentado "burlar os controles".