Olimpíadas 2016

OMS recomenda vacinas e pede para grávidas não irem à Rio-16

José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma lista de cuidados médicos para pessoas que pretendem vir ao Brasil durante os Jogos Olímpicos (5 a 21 de agosto) e Paraolímpicos (7 a 18 de setembro) do Rio. As grávidas são aconselhadas a não viajarem ao país.

“Não é recomentado que as grávidas venham para os Jogos Olímpicos ou viagem para qualquer lugar onde o vírus Zika esteja circulando. A Olimpíada e a Paraolimpíada acontecerá após o período em que ocorrem mais casos de gripe no Rio de Janeiro, porém algumas variações podem ocorrer entre as diversas regiões do país. A vacina contra a gripe deve ser tomada pelo menos com duas semanas de antecedência”,  diz o texto da OMS.

O comunicado traz uma série de vacinas que são recomendadas para pessoas que vêm ao Rio de Janeiro ou para outras cidades onde acontecerão partidas de futebol. Casos de Belo Horizonte, São Paulo, Manaus, Brasília e Salvador.

A OMS pede que as pessoas tomem vacinas contra difteria, coqueluche, tétano, poliomielite, sarampo, todos os tipos de hepatites, gripe e outras para locais específicos, como febre amarela e malária. A precaução é para que os turistas não sejam infectados por tais doenças, mas também não tragam as moléstias ao Brasil. 

 

Topo