Olimpíadas 2016

Barrada de eventos internacionais, Isinbayeva faz melhor marca do ano

AP Photo/Nikolai Alexandrov
Isinbayeva comemora marca no campeonato russo imagem: AP Photo/Nikolai Alexandrov

Do UOL, em São Paulo

Impedida de participar de competições internacionais por causa da punição à Rússia imposta pela Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf), Yelena Isinbayeva conseguiu um resultado expressivo nesta terça-feira no Campeonato Russo, em Cheboksary.

A atleta do salto com vara fez 4,90 m em sua melhor tentativa válida. A marca é a melhor registrada no mundo em 2016, mas pode não ser homologada pela Iaaf. Nos registros da entidade, a liderança do ranking neste ano é da grega Ekaterina Stefanidi, com 4,86 m. 

Isinbayeva ainda tentou quebrar o recorde mundial, que pertence a ela mesmo e é de 5,06 m. Entretanto, ela falhou nas três tentativas para ultrapassar o sarrafo a 5,07 m.

Na segunda-feira, Isinbayeva já tinha saltado 4,50 m e garantido o índice olímpico para os Jogos do Rio de Janeiro. Entretanto, sua participação ainda dependerá da decisão que a Iaaf e o Comitê Olímpico Internacional (COI) tomarão sobre a sua elegibilidade.

A saltadora, assim como outros atletas russos, precisará passar por exames antidoping em outros países para poderem provar que estão limpos e em condições de estar nos Jogos.

Iaaf não aceitará bandeira russa no Rio

Apesar de o Comitê Olímpico Internacional afirmar que atletas da Rússia poderão competir sob a bandeira do país caso sejam considerados limpos, a Iaaf afirmou que não aceitará esta decisão.

"O Conselho da IAAF na sexta-feira aceitou de forma unânime as recomendações da força-tarefa da IAAF para manter a suspensão à Federação de Atletismo da Rússia (Rusaf) e alterar as regras de competição para permitir que os atletas russos pleiteiem elegibilidade, a título excepcional e sujeito a critérios restritos, a competir em competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos, em capacidade individual como atletas neutros, não sob a bandeira de qualquer país."
Esta decisão foi inequivocamente apoiada através do esporte, e a reunião do COI hoje concordou de forma unânime respeitar a decisão da IAAF. A IAAF trabalhará agora com o COI para assegurar que a decisão será respeitada e implementada na íntegra", informou a entidade por meio de nota oficial.

DeOlhoNaMedalha1: o que falta para Murer transformar bons resultados em ouro no Rio

Topo