Olimpíadas 2016

Como Jordan e Pippen já infernizaram um rival por vingança a dirigente

Jonathan Daniel/Getty Images
Jordan e Pippen não queriam presença de Toni Kukoc no Bulls por birra com dirigente imagem: Jonathan Daniel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Imagine ser perseguido por Michael Jordan e Scottie Pippen em um jogo de basquete no início da década de 1990. Ser alvo de dois ótimos marcadores em grande forma. Isso aconteceu com o croata Toni Kukoc nas Olimpíadas de 1992. Além de ter pela frente o famoso Dream Team, Kukoc era o alvo da dupla Jordan/Pippen. Foi vítima de um plano de vingança por estar na hora errada no lugar errado.

Kukoc era apontado o melhor jogador europeu na época. Em 1990, foi escolhido pelo Chicago Bulls na segunda rodada do draft da NBA. O gerente geral da equipe, Jerry Krause, estava encantado por seu jogo. Mas tinha um problema: Jordan e Pippen já odiavam Krause e ficaram ainda mais revoltados quando souberam que os Bulls retardavam o aumento salarial de Pippen pensando em guardar dinheiro para pagar Kukoc.

Apesar de draftado, Kukoc preferiu continuar mais algumas temporadas na Europa antes de ir para a NBA. Scottie Pippen ganhou seu aumento, indo de US$ 750 mil para US$ 3 milhões anuais, aproximadamente. Mas o estrago estava feito. Pippen e Jordan queriam mandar um recado para Krause no duelo entre Estados Unidos e Croácia, na fase de grupos das Olimpíadas (os times voltaram a se enfrentar na final).

“Nós não estávamos jogando contra Toni Kukoc. Estávamos jogando contra Jerry Krause em um uniforme da Croácia”, disse Jordan em um documentário da NBA. “Sabíamos que todo mundo queria ver como Toni Kukoc jogava. E nós queríamos dar a ele a pior experiência de sua vida em uma quadra de basquete”, contou Pippen.

Eles conseguiram. Destaque da Croácia, Kukoc fez apenas quatro pontos, acertando só dois de 11 arremessos. “Meus companheiros de time me perguntavam o que estava acontecendo, tentavam entender por que os americanos queriam me tirar da quadra. Eu dizia: ‘não sei, acho que um jogo da NBA é assim’”, lembra Kukoc.

Após a vitória dos Estados Unidos por 103 a 70, Pippen e Jordan fizeram questão de cutucar o gerente geral Jerry Krause. “Agora eu acho que [os Bulls] viram que ele [Kukoc] não está pronto para a NBA”, declarou Pippen. “Tenho certeza que o Scottie vai mandar o vídeo do jogo para o Jerry muito em breve”, provocou Jordan.

A dupla dos Bulls também deixou claro que o problema não era com Kukoc. Ele era só uma ferramenta de um plano de vingança. Tanto que o croata chegou ao Chicago Bulls em 1993 e, com seus perseguidores agora como aliados, participou do segundo tricampeonato da franquia, entre 1996 e 1998. Mas naquele jogo das Olimpíadas Kukoc sofreu.

Topo