Comentarista na Globo, Splitter diz que 'pegará leve' em críticas à seleção

Quando o ano de 2016 começou, a preocupação de Tiago Splitter era treinar pelo Atlanta Hawks e fazer parte do grupo da seleção brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro. Tudo mudou quando o jogador precisou fazer uma cirurgia no quadril em fevereiro e acabou fora dos Jogos. Agora comentarista da Globo, Splitter está se preparando para analisar as partidas de basquete do Brasil e diz que "vai pegar leve" com a equipe de Rubén Magnano.
"Você não critica o personagem, você critica a atuação dele naquele dia ou torneio que está participando. Mesmo assim, é difícil criticar meus companheiros de seleção, acho que vou pegar leve", comentou Tiago Splitter em entrevista ao UOL Esporte.
O pivô de 31 anos evolui bem após a operação e sua recuperação está em estágio avançado, o que aumenta a possibilidade de ele ficar à disposição dos Hawks para o início da próxima temporada da NBA, em outubro. Mas nem por isso deixou de lado a frustração por não participar da Rio-2016.
“É difícil! Tento não pensar muito nisso, estou focado em ajudar o basquete brasileiro de outro jeito, dessa vez comentando e explicando o basquete para o povo brasileiro”, opinou o jogador que terá a companhia de um profissional médico do Atlanta durante a sua estadia no Brasil.
Nos Estados Unidos, onde mora e faz a sua recuperação, o jogador passou por um "intensivão" para aprender a comentar e já fez participações em algumas partidas do Hawks por uma emissora de rádio de Atlanta.
“Foram três dias com muita teorias e práticas nos estúdios da Universidade de Syracuse. Você não vira jornalista em um fim de semana, mas com certeza estou mais preparado para enfrentar este desafio”, disse o jogador.
Splitter estreia como comentarista da Globo na Olimpíada na estreia do Brasil nos Jogos, contra a Lituânia, dia 7 de agosto. Ele também participará da transmissão das partidas da seleção dos Estados Unidos.
Tiago Splitter aprova pré-lista de Magnano
Na semana passada, o técnico Rubén Magnano divulgou a lista de 14 pré-convocados para o Rio. Desses nomes, dois serão cortados. E Splitter concordou com os jogadores chamados pelo treinador. “Achei a lista correta, todos os jogadores têm técnica e experiência. Talvez a novidade seja o Faverani, jogador muito talentoso e temos que torcer para ele chegar bem fisicamente, já que teve alguns problemas no passado. Magnano escolheu os melhores no momento".
Tiago Splitter também comentou à decisão de Cristiano Felício. O jogador do Chicago Bulls pediu dispensa para atuar na Liga de Verão e e não estará na Olimpíada.
“Felicio está em uma situação difícil. Ele não tem seu contrato garantido pelo Bulls e acaba de chegar na NBA. Realmente uma pena, porque em minha opinião, ele é o futuro do Brasil dentro do garrafão”.