Olimpíadas 2016

Atualizada em 22.06.2016 14h44

Westbrook não irá à Rio-2016 com o Dream Team; Harden também desiste

Do UOL, em São Paulo

A seleção dos Estados Unidos masculina de basquete teve duas baixas nesta sexta-feira (10) para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Uma das estrelas do Oklahoma City Thunder, Russell Westbrook anunciou que não irá ao torneio, sem explicar o motivo.

“Depois de falar com a minha família, decidi não participar da Olimpíada desse ano. Não foi uma decisão fácil, pois representar meu país no Mundial de 2010 e na Olimpíada de 2012 foram momentos altos da minha carreira. Estou ansioso para oportunidades futuras com a seleção dos Estados Unidos”, afirmou o jogador, em nota oficial.

Além do jogador, atual campeão olímpico e mundial com a seleção norte-americana, os Estados Unidos não poderão contar com mais seis jogadores para o torneio, somando agora oito no total: Chris Paul, Blake Griffin, Stephen Curry, John Wall, LaMarcus Aldridge e Anthony Davis.

O número de ausências ficou ainda maior nesta sexta-feira. Astro do Houston Rockets, James Harden também anunciou que não irá aos Jogos. "Como resultado de difíceis conversas com a minha família, os Rockets, e conselheiros da minha confiança, eu notifiquei Jerry Colangelo e a seleção dos EUA que não irei competir nos Jogos Olímpicos de 2016", afirmou em comunicado oficial.

Além das lesões, outro fator preocupante para os jogadores dos Estados Unidos seria o zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Andre Iguodala, do Golden State Warriors, é um dos atletas que considera seriamente não vir aos Jogos por causa da epidemia.

“Não me surpreenderia ver alguns atletas decidindo não participar dos Jogos para evitar colocar sua saúde e de sua família em risco”, afirmou Pau Gasol, no último mês. “Estou pensando (sobre a possibilidade de ir), assim como cada atleta ou qualquer pessoa que pretende ir ao Rio deve estar pensando”.

De acordo com Jerry Colangelo, presidente da USA Basketball, entidade que rege o basquete nos Estados Unidos, no entanto, nenhum jogador, excluindo os lesionados, ainda se manifestou contrário à possibilidade de disputar os Jogos Olímpicos.

“LeBron (James) é o único que sabemos que não tomará uma decisão (sobre disputar os Jogos Olímpicos) até o final da temporada, ou seja, depois das finais. Então, nós estamos estudando a convocação com ou sem LeBron. Sem ele, haverá ajustar a serem decididos. Com ele, nos sentimos muito perto daquilo que imaginamos”, afirmou no início da semana.

Topo