! Surpresa da seleção já atuou na NBA e deixou Magnano "a ver navios" em 2011 - 11/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Surpresa da seleção já atuou na NBA e deixou Magnano "a ver navios" em 2011

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Dentre os 14 atletas pré-convocados por Rubén Magnano para a Olimpíada do Rio, nenhum causou mais surpresa do que o do pivô Vitor Faverani. Não pelo que vem fazendo na liga espanhola atuando pelo Murcia, mas sim por sua relação com o treinador e com a própria seleção.

Aos 28 anos, Faverani jamais atuou pelo time nacional em uma competição adulta - jogou apenas um Sul-Americano Sub-17 em 2005 -, teve pedidos de dispensas e já deixou o próprio Magnano a ver navios antes da convocação para o Pré-Olímpico de 2011. Não apareceu no hotel na Espanha para uma conversa que tinham programado. Acabou automaticamente descartado para a Olimpíada de Londres no ano seguinte.
 
"Foi uma coisa curiosa e desagradável, mas eu consegui digerir e saber o que podia representar no futuro. Eu tentei sempre sobrepor o nosso basquete acima de nomes individuais, preconceitos e coisas que posso pensar. Sempre gostei muito dele (Faverani). Nos falamos e sei que ele tem muita vontade de vir. Espero não ter nenhuma surpresa", disse Magnano.
 
Divulgação/Murcia
imagem: Divulgação/Murcia
 
A última convocação de Faverani para o time nacional havia sido em 2013 para a Copa América. Pediu dispensa pois havia acabado de chegar ao Boston Celtics e precisaria lutar por um espaço na equipe que tinha acabado de contratá-lo.
 
Na NBA, fez apenas 37 partidas, com médias de 13,2 minutos e 4,4 pontos por partida antes de lesionar o joelho e passar por uma cirurgia, o que impediu de atuar até meados de 2015, quando acertou com o Maccabi Tel Aviv (ISR). Após alguns meses, foi dispensado e retornou para o Murcia, clube que havia defendido entre 2009 e 2011.
 
Na temporada 2015/16 da Liga Espanhola, Faverani reencontrou o bom basquete. Registrou médias de 10,3 pontos e 5 rebotes por jogo. Seu time acabou eliminado nas quartas de final pelo Real Madrid e ele já está de férias.
 
"Muitas vezes ele (Faverani) foi impedido de estar conosco por questões físicas. Hoje, ele está jogando muito bem e por isso coloquei o nome dele na convocação. Depois vamos ver se o nome estará na lista final. Serão quase 40 dias de trabalho", completou Magnano.
 

Topo