Olimpíadas 2016

CBAt pede que COB analise casos de doping que renderiam medalhas ao Brasil

Mark Dadswell/Getty Images
Sandro Viana (à direita), correndo pela equipe brasileira durante o revezamento 4x100 nos Jogos Olímpicos de 2008 imagem: Mark Dadswell/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) afirmou ter encaminhado ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) um pedido para que seja analisada as acusações de doping envolvendo o time masculino da Jamaica e feminino da Rússia, nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China.

No último dia 2 de junho, o jornal “The Guardian” informou que um atleta da Jamaica havia sido flagrado no doping pelo COI nas rechecagens de amostras colhidas em Pequim-2008. De acordo com o “Jamaica Gleaner”, o atleta em questão seria Nesta Carter, campeão no revezamento 4x100, junto com Asafa Powell, Michael Frater e Usain Bolt.

Caso o doping seja confirmado na contraprova, a equipe da Jamaica pode perder o ouro. Dessa maneira, o time brasileiro, quarto colocado, herdaria a medalha de bronze.

Fato parecido acontece com o time feminino. A acusação, nesse caso, no entanto, seria em relação às russas. A rede de TV russa “Match TV” afirmou em maio que a russa Yuliya Chermoshanskaya fpo flagrada no doping em repescagem feita pelo COI. Assim como no masculino, a equipe brasileira feminina também terminou em quarto e ficaria com a medalha de bronze.

“Caso a situação se confirme, a CBAt defenderá o direito de os atletas brasileiros herdarem as medalhas olímpicas correspondente”, afirmou José Antonio Martins Fernandes, presidente da CBAt, por meio de nota no site da entidade.

Topo