Olimpíadas 2016

Mais 14 russos são pegos no doping; medalhas de Pequim-2008 estão ameaçadas

AP Photo/Matt Slocum
Anna Chicherova (e) teve doping confirmado pelo seu técnico imagem: AP Photo/Matt Slocum

Alexander Winning

Moscou (Reuters)

A Rússia pode perder medalhas conquistadas na Olimpíada de Pequim de 2008 agora que 14 de seus atletas foram flagrados pelo uso de substâncias proibidas na repetição de exames feitos oito anos atrás, informou o ROC (Comitê Olímpico Russo, na sigla em inglês) nesta terça-feira.

Em um comunicado, o ROC disse que foi informado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) que os novos testes destas amostras revelaram 14 resultados positivos dos atletas russos.

A entidade também afirmou que não irá fornecer os nomes dos esportistas até a comunicação dos resultados dos exames de suas amostras B e do início dos procedimentos disciplinares oficiais.

A mídia russa divulgou uma lista de atletas, que a Reuters não conseguiu verificar. Entre eles está a saltadora Anna Chicherova, que conquistou uma medalha de bronze em Pequim e um ouro nos Jogos de Londres em 2012. Mais cedo nesta terça-feira, o treinador de Chicherova confirmou que ela está na lista, e vários outros atletas medalhistas em Pequim foram mencionados.

De acordo com o canal Match TV, além dela, fazem parte da lista as vice-campeãs olímpicas no revezamentos 4x400 m Anastasia Kapachinskaya (campeã mundial em 2003 e europeia em 2010) e Tatyana Firova (também prata em Atenas 2004 e Londres 2012); Denis Nizhegorodov, bronze nos 50 km da marcha atlética em 2008 e prata em 2004; Maria Abakumova, prata no lançamento de dardo; Ekaterina Volkova, prata nos 3.000 m com obstáculos; Nadezhda Evstyukhina e Marina Shainova, bronze e prata no levantamento de peso, respectivamente.

Completam a lista os não medalhistas olímpicos Inga Abitova, Yuliya Chermoshanskaya, Alexander Pogorelov, Alexander Kornilov, Denis Alekseev e Ivan Yushkov.

"O Ministério dos Esportes está extremamente decepcionado de ouvir a especulação de que há atletas russos entre aqueles que se descobriu terem violado o regulamento antidoping na Olimpíada de Pequim de 2008 após a repetição de exames de suas amostras", afirmou a pasta russa.

"Quaisquer atletas que sejam flagrados trapaceando deveriam receber sanções correspondentes. Adotamos várias medidas para erradicar o problema do doping, e entendemos que as raízes do problema, particularmente no atletismo, já existem há algum tempo", acrescentou.

As revelações mais recentes foram mais um golpe no esporte russo e em suas esperanças de enviar uma delegação completa à Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016. Desde novembro os atletas da Rússia estão proibidos de participar de competições de atletismo, já que uma investigação internacional revelou indícios comprometedores de doping e corrupção.

A Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo) irá decidir no dia 17 de junho se Moscou fez o suficiente para resolver o problema e ser readmitido nos eventos da modalidade e na Rio-2016.

A federação de atletismo da Rússia, por sua vez, disse nesta terça-feira que não permitirá que atletas flagrados por doping em anos anteriores integrem a delegação do país para os Jogos de agosto no Brasil.

Topo