! #SemanaOlímpica36 Bolt começa ano em marcha lenta e rival manda recado - 16/05/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

#SemanaOlímpica36 Bolt começa ano em marcha lenta e rival manda recado

Do UOL, em São Paulo

Confira o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre os dias 9 e 15 de maio.

1 - Bolt vence 1ª prova mas fica bem distante de topo do ranking

Usain Bolt fez a sua estreia na temporada olímpica no sábado com uma vitória nos 100 m rasos em um Meeting nas Ilhas Cayman. Mas o jamaicano começou o ano em marcha lenta. A vitória foi obtida com o tempo de 10s05, apenas o 16º melhor já registrado em 2006. O próprio velocista reconheceu que ficou abaixo do esperado e que precisa melhorar. No mesmo dia, em Xangai, o rival Justin Gatlin ficou com a vitória na Liga de Diamante com a marca de 9s96, segunda melhor do ano e mandou um recado. Disse que está treinando como Mike Tyson para bater os adversários.

2 - Esgrimista é suspeita de fraude e pode perder a Olimpíada

A húngara naturalizada brasileira Emese Takacks, que está classificada para defender a equipe de espada na Rio-2016, teve a sua naturalização suspensa pela Justiça. A atleta é suspeita de fraude por causa de um casamento com o fotógrafo Rafael Barreto, que lhe deu direito a um passaporte brasileiro mesmo sem cumprir o requisito de tempo mínimo de permanência no país. Ela tem direito a recurso. A Confederação Brasileira de Esgrima vai esperar a resolução do caso antes de exclui-la do time. Se não recuperar a cidadania, Amanda Simeão assumirá o seu lugar.

3 - Sandra Annenberg se empolga com tocha e vira piada

A jornalista da TV Globo carregou a tocha no último sábado em Belo Horizonte e virou motivo de piada na internet e vários memes foram feitos. Tudo por causa da maneira que ela olhou para a tocha e as caretas que fez durante os 200 m de percurso com a chama.

4 - Atleta é acusado de ser falso cadeirante após queda em revezamento

João Paulo Nasciemnto, atleta da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas, ficou conhecido na internet por causa de um tombo que levou durante passagem da tocha olímpica pela cidade de Anápolis (GO). O jogador conseguiu se levantar sozinho, sem ajuda dos voluntários e foi acusado de ser um falso cadeirante. Ele gravou um vídeo explicando sua situação e disse sofrer com geno valgo, problema no joelho que prejudica a sua locomoção.

5 - Doping custa demissão a velocista brasileira

Ana Cláudia Lemos, flagrada em exame antidoping com o esteroide Oxandrolona e suspensa por cinco meses, foi demitida por seu clube, a BM&F Bovespa. A agremiação alegou que ele violou políticas internas. A velocista tem índice olímpico para os 100 m e 200 m rasos, mas pode ficar fora dos Jogos caso sua pena seja aumentada no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). 

6 - COI diz que vai trabalhar com "novo governo" do Brasil

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que vai trabalhar em conjunto com o novo governo brasileiro para garantir o sucesso da Olimpíada e que a saída de Dilma Rousseff da presidência não terá impacto na realização dos Jogos, que se encontra muito mais em fase operacional do que política.

7 - Goleira americana tem medo do zika, mas jogará Olimpíada

A goleira da seleção americana de futebol Hope Solo confirmou sua presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro mesmo tendo medo de contrair o vírus zika. No começo do ano, ela havia colocado em dúvida a sua participação na competição. "Nenhum atleta deveria ser colocado na posição de decidir entre seu sonho olímpico e a própria saúde. Mas eu estou muito empolgada com a Olimpíada", afirmou.

8 - Messi lamenta não poder participar dos Jogos

Campeão olímpico em Pequim-2008, Lionel Messi lamentou a decisão do técnico Gerardo Martino de não convocá-lo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e sim para a Copa América Centenário. "Eu teria gostado de ir para o torneio porque foi uma experiência espetacular jogar as Olimpíadas em 2008, assim como foi disputar a Copa do Mundo sub-20. Digo isso não apenas por termos vencido, mas pela experiência que obtive", disse Messi em entrevista à ESPN americana.

9 - Marílson puxa fila de maratonistas na Olimpíada

Bicampeão da Maratona de Nova York (EUA), Marílson Gomes dos Santos puxa a fila de brasileiros convocados para as provas de maratona dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Entre as mulheres, o principal nome é Adriana Aparecida, bicampeã dos Jogos Pan-Americanos.

10 - DeuNoUOL - Serginho diz que gostaria de jogar Olimpíada fora do Brasil

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, o líbero afirmou que gostaria que a Olimpíada deste ano fosse fora do Brasil, onde a seleção masculina de vôlei sempre teve mais sucesso. "Sou o cara que gosto de torcida xingando. Até porque no nosso histórico a gente ganhou tudo fora. Ganhou o Pan-Americano sofrido aqui dentro em 2007, mas eu preferia jogar fora, não queria jogar aqui no Brasil não", disse.

 

Topo