Olimpíadas 2016

Maior velocista do país é demitida de clube após doping

Ian Walton/Getty Images
11.ago.2013 - Velocista Ana Cláudia Lemos cravou 11s08 e avançou para a semifinal dos 100m com o quarto melhor tempo imagem: Ian Walton/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Depois de ser suspensa por cinco meses do atletismo por causa de doping, Ana Cláudia Lemos não faz mais parte do clube de atletismo BM&FBOVESPA. A confirmação da demissão foi feita pelo equipe nesta quinta-feira (12), por meio de nota oficial.

“O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA informa que a atleta Ana Cláudia Lemos Silva não faz mais parte de sua equipe. O motivo se deve exclusivamente à violação da atleta ao Código de Conduta e ao Regulamento do Clube no Artigo que prevê ‘proibição, em qualquer hipótese, de consumo de complemento e/ou suplementos alimentares sem o prévio e expresso consentimento da Equipe de Suporte do Clube’ (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos), o que foi relatado pela própria atleta no processo em andamento nas instâncias esportivas. Ao ingressarem no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, os atletas aderem formalmente às normas e regras contidas nestes documentos”, diz a nota.

Ana Claudia Lemos foi flagrada com a substância a Oxandrolona, droga muito usada por praticantes de musculação, em amostra de urina coletada no dia 3 de fevereiro, durante exame de controle fora de competição realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). A atleta ficou suspensa voluntariamente a partir do dia 8 de março por conta do resultado da primeira amostra. A amostra B da urina de Ana Cláudia, aberta no dia 24 de março, confirmou a presença da substância proibida.

O julgamento aconteceu no último dia 7, na sede da Federação Paulista de Atletismo, em recurso apresentado pela Procuradoria após advertência dada à atleta pela Comissão Desportiva Nacional (CND) em abril. Por 6 votos a 0, foi punida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e está suspensa até o dia 3 de julho. Entretanto, sua defesa e a ABCD já garantiram que entrarão com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Assim, há chance de a pena ser diminuída ou ampliada.

Ana Cláudia tem índice para participar dos 100 m e 200 m rasos na Rio-2016 e é considerada peça chave para o revezamento 4x100m rasos. Tais marcas foram obtidas antes de ela ser pega com doping, o que não as cancelaria. A atleta, porém, ficará de fora do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, evento-teste da Rio-16, que será disputado entre os dias 14 e 16 de maio no estádio Engenhão.

Todos os atletas brasileiros com marcas já asseguradas para a Olimpíada estão entre os inscritos para a competição no Rio, que contará com a participação de competidores de Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Colômbia, Cuba, Chile, El Salvador, Espanha, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai, Venezuela, Arábia Saudita, Austrália, Estado Unidos, Bulgária, França, Luxemburgo e Omã.

Os principais destaques da delegação brasileira são: Fabiana Murer (salto com vara), Rosângela Santos (100m e 200m rasos), Darlan Romani (arremesso de peso), Bruno Lins (200 m rasos) e Mauro Vinícius da Silva, o Duda, que ainda busca a classificação no salto em distância.

Topo