Paraolimpíada tem 199 novos recordes mundiais, número cinco vezes maior que na Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • Getty Images

    Daniel Dias foi o responsável por quatro quebras de recorde mundial nos Jogos de Londres

    Daniel Dias foi o responsável por quatro quebras de recorde mundial nos Jogos de Londres

A Paraolimpíada-2012 bateu recorde de competidores, com cerca de 4.200 atletas paraolímpicos pelas pistas, piscinas e quadras de Londres, e da grande quantidade participantes, saiu qualidade. Ao final da competição, foram conquistados 199 novos recordes mundiais. Como comparação, os Jogos Olímpicos tiveram “apenas” 39 novas melhores marcas do mundo.

O Brasil contribuiu com nove quebras de recorde mundiais entre os paraolímpicos, sendo cinco na natação e quatro no atletismo.

O esporte com o maior número de quebras de recorde foi o atletismo, com 97 novas marcas. Porém, vale ressaltar que são 170 modalidades, entre masculinas e femininas, no cronograma do atletismo das Paraolimpíadas, e, em uma mesma prova, atletas de categorias diferentes podem quebrar o recorde naquelas que pertencem.

Nos Jogos Olímpicos são 47 provas para homens e mulheres e apenas quatro recordes mundiais foram conquistados nas pistas do Estádio Olímpico.

Por outro lado, a Olimpíada tem mais esportes em que novas marcas podem ser conquistadas, como mais modalidades no ciclismo, triatlo e pentatlo moderno.

Outro destaque foi a natação, com 72 recordes mundiais conquistados na capital inglesa. No ciclismo de pista, foram 20 novas marcas. Houve também oito no levantamento de peso e duas no tiro.

Entre os brasileiros, o grande destaque no quesito quebra de recorde mundial foi o nadador Daniel Dias. Dono de seis medalhas de ouro, o atleta fez a melhor marca do mundo nos 50 m livre S5, 100 m peito SB4, 50 m costas S5 e 50 m borboleta S5. Também nas piscinas, André Brasil fez o recorde nos 50 m livre S10.

No atletismo, Yohansson Nascimento é o detentor do recorde mundial nos 100 m T45 e 200 m T46, Terezinha Guilhermina fez o melhor tempo do mundo os 100 m T11 e Shirlene Coelho  conseguiu o feito no lançamento de dardo, categoria F37/38. Nos Jogos Olímpicos, nenhum competidor conseguiu quebrar o recorde mundial.

UOL Cursos Online

Todos os cursos