Shirlene Coelho conquista medalha de ouro no lançamento de dardo com novo recorde mundial
Do UOL, em São Paulo*
-
Dennis Grombkowski/Getty Images
Shirlene Coelho ganhou a medalha de ouro e com direito a recorde mundial
O Brasil começou muito bem o penúltimo dia de disputas dos Jogos Paraolímpicos de Londres. A atleta Shirlene Coelho conquistou a medalha de ouro no lançamento de dardo, categoria F37/38 (para paralisados cerebrais ambulantes), na manhã deste sábado, no estádio olímpico da capital inglesa, e com direito a novo recorde mundial da prova.
A brasileira conquistou a marca de 37,86 m logo na sua primeira tentativa, suficiente para subir ao lugar mais alto do pódio e cravar o melhor resultado do mundo. O antigo recorde mundial já era de Shirlene, que é atleta da classe T37, com 35,95 m, quase dois metros a menos que o novo resultado. Em Pequim, ela foi prata com a antiga marca, pois competia nas categorias F35 a 38.
A diferença de Shirlene para as adversárias foi muito grande. A chinesa Qianqian Jia fez 31,62 m e ficou com a prata e a australiana Georgia Beikoff ficou com a medalha de bronze com a marca de 29,84 m.
Dos seis lançamentos de Shirlene, cinco deles garantiriam a medalha de ouro. Depois de fazer 37,86 metros na primeira tentativa, a brasileira alcançou 35,92 m na segunda, 34,04 m na terceira, 36,05 m na quarta, 31,19 m na quinta e 36,03 m na última.
* Atualizado às 19h
CLAUDINEY SANTOS CONQUISTA MEDALHA DE PRATA NO MASCULINO
-
O brasileiro Claudiney Santos conquistou a medalha de prata no lançamento de dardo, categoria F57/58, neste sábado. Com a marca de 45,38m, ele ficou com a segunda colocação da prova, que teve o iraniano Mohammad Khalvandi como vencedor, com a marca de 50,98m. Em terceiro lugar ficou o egípcio Raed Salem, lançando o dardo a 47,9m