Polonesa que disputou a Olimpíada é tricampeã paraolímpica no tênis de mesa

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Grigory Dukor

    Polonesa Natalia Partyka disputou a Olimpíada e a Paraolimpíada em Londres

    Polonesa Natalia Partyka disputou a Olimpíada e a Paraolimpíada em Londres

A polonesa Natalia Partyka escreveu nesta segunda-feira mais um capítulo de sua história bem sucedida no tênis de mesa. Uma das únicas atletas com deficiências a disputar as Olimpíadas, a europeia conquistou nesta tarde o bicampeonato da classe 10 nos Jogos Paraolimpícos de Londres ao derrotar a chinesa Yang Qian por 3 sets a 2, parciais de 11-5, 11-13, 11-9, 7-11 e 11-4. Há um mês, ela disputou a Olimpíada na capital britânica e foi eliminada na segunda fase.

Partyka tem apenas 23 anos, mas já está em sua quarta Paraolimpíada. Em Sydney-2000, aos 11, passou em branco, mas depois sempre subiu ao pódio. Foram um ouro individual e uma prata por equipes em Atenas-2004 e o mesmo resultado em Pequim-2008. Agora, em Londres, depois de assegurar o tri da classe 10, ela se prepara para disputar nos próximos dias a prova por equipes da categoria 6-10.

Na classe 10, Partyka é praticamente imbatível. Além dos três ouros paraolímpicos, são cinco ouros e uma prata em Europeus e dois ouros e uma prata em Mundiais.

Nesta mesma categoria, a chinesa Fan Lei assegurou a medalha de bronze paraolímpica nesta segunda-feira ao vencer a australiana Melissa Tapper também no quinto set com parciais de 8-11, 9-11, 11-5, 11-6 e 11-7.

UOL Cursos Online

Todos os cursos