Futebol e goalball do Brasil vencem e 'salvam o dia' dos esportes coletivos na Paraolimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • Marcio Rodrigues/CPB

    Jogador brasileiro do futebol de 7 domina a bola durante a vitória por 3 a 0 sobre o Reino Unido

    Jogador brasileiro do futebol de 7 domina a bola durante a vitória por 3 a 0 sobre o Reino Unido

Os esportes coletivos do Brasil mais uma vez não tiveram um bom desempenho nas Paraolímpiadas de Londres. Das cinco modalidades em que participou neste sábado, o país só conseguiu vencer em duas: futebol de 7 e goalball, ambos no masculino.

Enquanto isso, as equipes de vôlei sentado (masculino e feminino) e basquete em cadeira de rodas foram derrotados.

No futebol de 7, os brasileiros tiveram de superar a torcida contra para bater por 3 a 0 o Reino Unido, em sua estreia na competição. O próximo jogo será na segunda-feira, às 5h (de Brasília), contra os Estados Unidos.

Já a equipe de goalball venceu a Lituânia por 12 a 5, e conseguiu sua segunda vitória em três jogos nas Paraolimpíadas. Antes, o Brasil havia vencido a Finlândia na estreia e sido derrotado pela Suécia.

As derrotas foram mais 'doloridas'. Os homens do vôlei sentado não conseguiram superar a forte equipe da Bósnia, e foram atropelados por 3 sets a 0 (parciais de 25-14, 25-21 e 25-19). Foi a primeira derrota em dois jogos.

As meninas da mesma modalidade até esboçaram uma reação contra a China, ao vencerem o terceiro set. Mas as asiáticas conseguiram o triunfo por 3 sets a 1 (26-24, 25-15, 20-25 e 25-16). 

A seleção feminina de basquete em cadeira de rodas sofreu a segunda derrota em Londres. Depois de perder para a Austrália na estreia, o Brasil caiu desta vez para o Reino Unido, por 42 a 37.

UOL Cursos Online

Todos os cursos