Após perder pernas, ex-piloto da F-1 volta a circuito como favorito na Paraolimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Aos 45 anos, Zanardi compete em três provas de handbike na Paraolimpíada de Londres

    Aos 45 anos, Zanardi compete em três provas de handbike na Paraolimpíada de Londres

Onze anos após perder as pernas em um grave acidente na Alemanha, o ex-piloto de F-1 e bicampeão da Indy Alessandro Zanardi volta a rasgar a reta de um famoso circuito internacional, mas em uma circunstâncias bem diferentes. Adaptado em sua nova condição de vida, o italiano regressa à pista inglesa de Brands Hatch como favorito de sua categoria na modalidade conhecida como handbike, na disputa da Paraolimpíada de Londres.

UM PONTO NA F-1 E TÍTULOS NA INDY

Alessandro Zanardi disputou 41 corridas na Fórmula 1. O italiano chegou à categoria em 1991, pela Jordan, com estreia no Grande Prêmio da Espanha. No ano seguinte correu como convidado na Minardi em três etapas. Seu primeiro e único ponto na categoria veio em 1993, pela Lotus.

Após a passagem sem brilho pela categoria mais famosa do automobilismo, Zanardi enfim conheceu a notoriedade na Indy. O italiano venceu dois campeonatos seguidos na equipe Chip Ganassi, em 1997 e 1998. Em seguida teve a chance de voltar à F-1 em uma escuderia grande, na Williams, mas o novo fiasco o encaminhou novamente à categoria norte-americana.

No entanto, Zanardi passa entre os muros do circuito que já recebeu a Fórmula 1 por 12 temporadas em uma velocidade bem diferente daquela que se acostumou em sua experiência dentro de cockpits.

"A última vez em que estive aqui estava mais ou menos umas cinco vezes mais rápido. Mas mesmo assim ainda amo este circuito", afirmou Zanardi ao jornal inglês The Guardian [o italiano disputará três provas na Paraolimpíada, sendo uma delas um revezamento].

O italiano perdeu as pernas em um grave acidente em setembro de 2001, após bater em uma prova da Indy [Cart, na época] em Lausitz, na Alemanha. Na volta após uma escapada de pista, Zanardi foi atingido em cheio pelo canadense Alex Tagliani a quase 300 km/h. A colisão dividiu o carro do futuro paraolímpico em dois e por pouco não tirou a sua vida.

Zanardi perdeu quase um litro de sangue no acidente e relata ter ouvido manifestações incrédulas de médicos, que não entendiam como o piloto escapou vivo de uma cena tão assustadora.

Depois do acidente, Zanardi conseguiu uma impressionante adaptação e chegou a voltar às pistas em carros adaptados, em categorias de turismo. Em 2007, conheceu a handbike, espécie de bicicleta de três rodas impulsionada por movimentos de mãos.

Após apenas quatro semanas de treinamento, Zanardi chegou em 4º lugar na Maratona de Nova York de 2007, na categoria correspondente. O italiano conseguiria vencer a prova três anos depois, se credenciando para disputar os Jogos Paraolímpicos, hoje aos 45 anos.

Favorito em uma modalidade diferente, Zanardi preserva o hábito de se esforçar atrás da perfeição técnica de seu equipamento. O italiano gosta de arregaçar as mangas para mexer em sua bicicleta de competição e apelida seu assento de "sapato de Cinderela".

"Não é muito diferente de um F-1, em que você precisa melhorar o carro constantemente. A diferença é que cada atleta precisa de uma bicicleta específica para seu tipo de habilidade", declarou. 

VEJA O ACIDENTE COM ZANARDI EM 2001

UOL Cursos Online

Todos os cursos