Aluguel supervalorizado faz jornal espanhol sugerir favelas como hospedagem durante Rio-16

Do UOL, em São Paulo

  • Angelo Antonio Duarte

    "Podemos dizer que as favelas são um grande encanto do Rio de Janeiro", diz a reportagem

    "Podemos dizer que as favelas são um grande encanto do Rio de Janeiro", diz a reportagem

Com o fim dos jogos Olímpicos de Londres, a atenção da imprensa mundial se voltou para o Rio de Janeiro. Neste sábado, foi a vez do jornal espanhol "El Mundo" fazer um relato de supervalorização para os turistas que quiserem visitar a cidade mesmo com as competições marcadas para começar só daqui a quatro anos. O mais curioso é que esse abuso nos preços tem acontecido até mesmo nas favelas, lugares sugeridos por eles como a moradia ou hospedagem mais barata da cidade olímpica. 

A reportagem elogia o aumento de segurança nos centros turísticos, diz que a chegada de pessoas de todo mundo já começa neste momento e destaca o fato que um aluguel em uma moradia de 30 metros quadrados em Ipanema ou Copacabana custar até 700 euros, o que representa aproximadamente R$ 1,7 mil. Por causa disso, a opção sugerida pela reportagem é a favela.

Mesmo assim, na opinião do veículo, o preço ainda está salgado. "Se a pessoa for mente aberta, é provável que busque uma opção nas favelas. Por cerca de 200 ou 300 euros (preço que está mais do que o dobro do que se pagava há pouco tempo), você pode encontrar pequenos quartos no Vidigal", diz a reportagem.

"O dinheiro está chegando pelos turistas, mas também na classe média. Ao mesmo tempo, os preços de tudo estão subindo. Desde bares até os transportes, tudo sofre com o aumento do preço", completa. 

Por fim, a reportagem ressalta que muitas favelas ficam em lugares privilegiados pela geografia local e explica que a segurança tem sido cada vez melhor por causa das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). "Pouco a pouco, as pessoas têm deixado de ver a favela como lugar perigoso (...). Podemos dizer que as favelas são um grande encanto do Rio de Janeiro, a cidade olímpica, mesmo com o governo querendo tirar algumas delas". 

UOL Cursos Online

Todos os cursos