Prefeito do Rio traz Bandeira Olímpica e promete Jogos com maior legado da história

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fernando Maia/UOL

    Delegação brasileira que desembarcou no Rio de Janeiro junto com a bandeira olímpica

    Delegação brasileira que desembarcou no Rio de Janeiro junto com a bandeira olímpica

A chegada da Bandeira Olímpica no Rio de Janeiro marcou nesta segunda-feira um momento de “virada histórica” da cidade, segundo o prefeito Eduardo Paes. Foi Paes quem recebeu e trouxe o símbolo da Olimpíada à cidade e, logo no seu primeiro discurso com a bandeira em solo brasileiro, prometeu que os Jogos de 2016 terão o maior legado da história.

“Esses serão os Jogos do legado”, disse o prefeito, após desembarcar no Aeroporto do Galeão. “Vamos fazer da Rio 2016 a Olimpíada com o maior legado da história.”

Segundo Paes, a Olimpíada do Rio vai revolucionar o sistema de transporte do Rio de Janeiro, revitalizar a região portuária da cidade e levar desenvolvimento para toda cidade. “Há intervenções em quatro grandes áreas. Os investimentos não ficarão localizados em um só local, como foi em Londres.”

O prefeito reconheceu que famílias terão de ser removidas por causa da preparação para o evento. Porém ressaltou que isso será feito dentro da lei e sem violência. “Sabemos que a Vila Autódromo [bairro ao lado da área do Parque Olímpico] vai ter que sair, mas todas as famílias serão levadas para um novo bairro a 500 metros dali. Não haverá violência.”

Paes também aproveitou a cerimônia de chegada da bandeira para rebater as cobranças do Comitê Olímpico Internacional (COI) a respeito do orçamento da Rio 2016. Segundo ele, o valor total dos investimentos que serão feitos para os Jogos só será divulgado no ano que vem para que não haja “um chute” a respeito do custo da Olimpíada.

“Nós não vamos ser irresponsáveis”, afirmou. “Depois do custo divulgado no dossiê de candidatura, só podemos divulgar o valor final. Devemos fazer isso no segundo semestre de 2013.”

Na chegada da bandeira ao Rio, o prefeito esteve acompanhado do governador Sergio Cabral. Cabral falou sobre a “transformação” do Rio para 2016 e agradeceu ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, à presidente Dilma Rousseff, e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Tive a oportunidade de falar com ele [Lula] ontem por telefone e agradecer pela sua dedicação ao projeto”, afirmou Cabral.

Nuzman falou que a chegada da Olimpíada ao Rio será uma oportunidade única para o esporte brasileiro. Também disse que, na cidade, o evento terá uma dos mais bonitos cenários da história. “O cenário da Bandeira Olímpica será um dos mais raros em seus 115 anos de história.”

UOL Cursos Online

Todos os cursos