Bandeira Olímpica chega ao Rio de Janeiro e dá início a ciclo dos Jogos de 2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fernando Maia/UOL

    Eduardo Paes e Carlos Arthur Nuzman desembarcaram com bandeira olímpica no Rio

    Eduardo Paes e Carlos Arthur Nuzman desembarcaram com bandeira olímpica no Rio

A Bandeira Olímpica já está no Rio de Janeiro. O símbolo da passagem dos Jogos de uma sede para outra chegou nesta tarde à capital fluminense e deu início a um novo ciclo olímpico, que só terminará em 2016. Daqui até a Olimpíada do Rio, faltam exatamente 1.452 dias.

A bandeira foi recebida no domingo pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, na cerimônia de encerramento da Olimpíada de Londres. Chegou ao Brasil trazida pelo próprio prefeito em um vôo que pousou por volta das 17h05 no Aeroporto Internacional do Galeão.

No mesmo vôo, vieram o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral; o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão; e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman. O iatista Robert Scheidt, a atleta Maurren Maggi, os boxeadores Esquiva Falcão e Yamaguchi Falcão e a atleta do Taekwondo Natália Falavigna também fizeram parte da comitiva que partiu de Londres.

Em coletiva concedida após a chegada da bandeira, Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, comemorou o apoio que tem da prefeitura e do governo do Rio de Janeiro e do governo federal para promover as Olimpíadas de 2016.

“O Brasil está no cenário mundial graças à união das três forças de governo com o esporte olímpico. Este é um fato único na história do Brasil e raro no esporte mundial”, declarou o dirigente. 

Na terça-feira, a Bandeira Olímpica segue para Brasília, onde será apresentada oficialmente à presidente Dilma Rousseff. Já na quarta-feira, ela volta ao Rio para ser mostrada à cidade.

Na quarta, a bandeira passará pela Praça do Conhecimento, no Complexo do Alemão; pela Praça do Canhão, em Realengo; e será hasteada no Palácio da Cidade, na Zona Sul do Rio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos