Televisão chinesa pede desculpas por errar pé lesionado de ídolo do atletismo

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / OLIVIER MORIN

    Chinês Liu Xiang sente o pé direito após queda na prova dos 110 m com barreiras

    Chinês Liu Xiang sente o pé direito após queda na prova dos 110 m com barreiras

A televisão chinesa se viu obrigada a pedir desculpas por mostrar o pé lesionado errado do atleta Liu Xiang. O fato ganhou grande repercussão no país, especialmente nas redes sócias, uma vez que o drama físico do atleta que compete nos 110 m com barreiras sensibilizou ao país.

Durante uma matéria sobre o atleta, a televisão chinesa exibiu a imagem de Liu Xiang mancando após sofrer uma queda na prova dos 110 m com barreira, mostrando claramente que o pé direito estava machucado. Ao lado, entretanto, havia uma foto do pé esquerdo do chinês.

O equívoco foi descoberto por internautas que prontamente ridicularizaram o fato nas redes sociais. Liu Xiang é um atleta extremamente popular na China por conta de seu drama pessoal nas últimas duas edições dos Jogos.

Tido como um dos melhores corredores dos 110 m com barreira do planeta, o chinês sofreu com problemas físicos em Pequim-2008, quando era uma das maiores esperanças de medalha dos anfitriões. Em Londres-2012, mais uma vez uma lesão no pé acabou com as esperanças de uma medalha.

“Pedimos desculpas por nosso erro, que confundiu a muitos de nossos espectadores”, afirmou a CCTV em sua conta no Twitter. Segundo o comunicado, o equivoco aconteceu por um erro técnico que inverteu horizontalmente a foto, dando a impressão de ser o pé esquerdo.

O erro só aumentou as críticas dos chineses em relação ao canal, que já foi acusado de manipular imagens em outras situações. Certa vez, foi usada imagens do filme Top Gun – Ases Indomáveis em um documentário sobre caças e nas transmissões de Pequim-2008 o canal usou recursos 3D para aumentar o espetáculo dos fogos de artifício na cerimônia de abertura.

UOL Cursos Online

Todos os cursos