Seleção masculina da França vence a Suécia e conquista o bicampeonato olímpico em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • JAVIER SORIANO/AFP

    Luc Abalo é marcado por Fredrik Petersen durante a final do torneio de handebol entre França e Suécia

    Luc Abalo é marcado por Fredrik Petersen durante a final do torneio de handebol entre França e Suécia

A seleção masculina de handebol da França conquistou neste domingo o bicampeonato nos Jogos Olímpicos. Em uma partida definida nos minuots finais, os franceses venceram a Suécia, por 22 a 21, e repetiram o feito obtido em Pequim-2008, quando derrotaram o time da Islândia.

A decisão dos Jogos de Londres começou com bastante equilibrio, com ambas as equipes mostrando muita força em seus sistemas defensivos na linha dos nove metros e sem dar chances a contra ataques. Guigou abriu o placar para os franceses aos 30 segundos.

Os suecos chegaram a virar para 3 a 2, quando o relógio marcava 8 min, mas a França retomou o controle da partida.

Com um pouco de superioridade em seus lançamentos de nove metros, os franceses chegaram a abrir três gols de vantagem. O goleiro francês Omeyer também começou a se destacar com defesas importantes. Ao final do primeiro tempo, uma vitória parcial de 10 a 8.

Na etapa final, o placar continuou a oscilar entre um ou dois gols para a França, que exercia forte marcação sobre o rival. Movimentando bem a bola, a Suécia correu atrás do placar e, com um jogador a mais nos minutos finais, conseguiu até encostar no marcador, mas ao final, a França conquistou a vitória, por 22 a 21.

O título em Londres consagra o domínio da França no handebol masculino nos últimos anos. Além do bicampeonato em Olimpíadas, os franceses são os atuais bicampeões mundiais e, ao lado de suecos e romenos, detêm o recorde de conquistas nesta competição, com quatro títulos. Além disso, a França tem dois jogadores que já foram eleitos os melhores do mundo (Nikola Karabatic e o goleiro Thierry Omeyer), e uma nova geração cujo maior destaque é Luc Abalo.

Já a medalha de prata olímpica sueca se somará às obtidas em Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000. Mesmo sendo um dos países mais tradicionais no esporte, os encadinavos jamais conquistaram um ouro em Olimpíadas.

Incluindo a vitória na decisão deste domingo, a campanha da França teve sete vitórias e apenas uma derrota, diante dos islandeses, na primeira fase da competição. Os franceses venceram o Reino Unido, a Argentina, a Túnisia e a própria Suécia na fase de grupos, depois eliminaram a Espanha nas quartas e bateram a Croácia na semifinal.

Mais cedo, a Croácia venceu a Hungria, por 33 a 26, e ficou com a medalha de bronze.

No torneio feminino, o título ficou com a Noruega, que venceu o time de Montenegro por 26 a 23. As espanholas ficaram com o bronze depois de ganhar da Coreia do sul, na prorrogação, por 31 a 29.

UOL Cursos Online

Todos os cursos