Conversa, defesa e uma nova levantadora; confira por que o vôlei feminino foi campeão

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AP Photo/Chris O'Meara

    Jogagoras do Brasil comemoram medalha de ouro no lugar mais alto do pódio em Londres

    Jogagoras do Brasil comemoram medalha de ouro no lugar mais alto do pódio em Londres

A conquista do bicampeonato olímpico pela seleção feminina de vôlei teve um roteiro de cinema, com um início dramático e uma reviravolta com final feliz. Para que o ouro viesse, no entanto, a equipe de Jaqueline e companhia teve de fazer algumas mudanças durante a competição que fariam a diferença no fim.

O caminho para o ouro passou por longas conversas para selar o fim da crise, esbarrou na entrada de uma nova levantadora e teve na reação da defesa seu ponto crucial.

Confira abaixo os cinco razões que levaram o Brasil a conquistar o bi olímpico no vôlei:

1 - CONVERSA PELA CRISE

O desacreditado Brasil começou muito mal as Olimpíadas. Suou contra a Turquia, perdeu dos Estados Unidos e foi atropelado contra a Coreia do Sul. Ameaçadas, as jogadoras tiveram de resolver os problemas lavando roupa suja. O problema detectado foi a falta de confiança mútua dentro de quadra e o excesso de cobrança pessoal. Ajudou nessa conta a irritação com o excesso de críticas que vinham do Brasil, que motivaram as jogadoras a uma reação histórica que culminou com o bicampeonato.

2 - DANI LINS

Ela não foi a melhor jogadora do Brasil, mas ajudou muito a fazer com que as estrelas do time crescessem. Dani Lins, que por pouco não perdeu as Olimpíadas por opção do técnico, começou no banco de Fernandinha e assumiu a titularidade contra a China. Ela foi beneficiada pela subida do time, mas também teve papel importante na distribuição mais regular do jogo, que favoreceu Sheilla e Thaisa, as duas principais armas da equipe. Na semifinal contra o Japão e principalmente na decisão contra os EUA, conseguiu abrir espaços fundamentais para a conquista.

3 - FIM DAS FREGUESIAS

O caminho do ouro para o Brasil teve dois rivais muito tradicionais: Rússia e Estados Unidos. Mais do que a dificuldade em quadra, a seleção teve de superar antigos fantasmas contra os dois times, em jogos que deram uma prova da força mental da seleção bicampeã. Contra a Rússia, elas exorcizaram o fantasma da semi de Atenas, em 2004, vencendo por 3 a 2 após terem salvo seis match points. Diante dos EUA, na decisão, saíram de um primeiro set horrível para uma virada história que findou uma série de cinco derrotas consecutivas.

4 -REAÇÃO DA DEFESA

O principal problema do Brasil na primeira fase, segundo o próprio técnico José Roberto Guimarães, foi a relação bloqueio e defesa. Com o fim da crise, a partir do jogo da China, tudo mudou. Os dois fundamentos foram essenciais nas vitórias contra Rússia e Estados Unidos, as mais difíceis do torneio. Não por acaso, foi exatamente a recepção o único quesito em que o time verde-amarelo foi superior a todos os rivais no torneio olímpico.

5- FIM DOS APAGÕES

Além da defesa, incomodava o técnico José Roberto Guimarães os lapsos de sua equipe, que deixava sets e até vitórias simples escaparem por momentos de desatenção. Contra a Rússia, nas quartas, o time mostrou uma frieza quase inédita até então, segurando a partida mesmo nos momentos mais adversos. Contra os EUA, na final, uma das principais virtudes foi justamente manter o aproveitamento no ataque para poder rodar quando as rivais ameaçavam entrar em uma sequência de saques.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos