Com cesta de três no fim, Rússia bate Argentina e ganha 1ª medalha pós-União Soviética

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Charles Krupa

    Atletas russos comemoram conquista da medalha de bronze nos Jogos de Londres

    Atletas russos comemoram conquista da medalha de bronze nos Jogos de Londres

A Rússia venceu a Argentina e conquistou o terceiro lugar no torneio de basquete masculino da Olimpíada-2012. Em partida emocionante decidida somente nos segundos finais, os russos levaram a melhor por 81 a 77 e chegaram a sua primeira medalha na modalidade desde o fim da União Soviética.

A última havia sido nos Jogos de Seul-1988. Na época, a seleção soviética bateu a Iugoslávia na decisão do título.

O nome da partida foi Alexey Shved, autor de 25 pontos, 18 deles da linha de três pontos e sete assistências. Nem mesmo o grande aproveitamento argentino de longa distância, 39 pontos, foi o suficiente.

A derrota marca a provável despedida da mais vitoriosa geração do basquete argentino, que por pouco não chega ao terceiro pódio seguido em Jogos Olímpicos. Além do ouro em Atenas, os ‘hermanos’ ficaram também com o bronze em Pequim-2008.

O jogo começou em bom ritmo, com os ataques levando a melhor sobre as defesas. Um dos principais atletas argentinos, o pivô Luís Scola sofreu com a presença dos russos, muito altos, no garrafão. Assim, a saída encontrada pela equipe foi chutar de longa distância, estratégia que produziu resultado no primeiro quarto.

A Argentina levou a melhor no período início, mas viu a Rússia reagir nos dois seguintes. Em dia inspirado, o ala Andrey Kirilenko se destacou tanto defensiva como ofensivamente e foi o principal responsável pela virada.

O último quarto começou 61 a 57 para a seleção russa e foi disputado ponto a ponto. A decisão só ocorreu nos segundos finais, quando a Rússia, assim como no duelo contra o Brasil na fase de grupos, acertou uma bola de três para vencer. Um ponto atrás e com a posse, a Argentina desperdiçou seu ataque. Na resposta, os russos mataram o jogo.

Após o término, muita comemoração em quadra dos atletas da Rússia. Da parte dos argentinos, a frustração estampada nos rostos dos jogadores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos