COI exige que Rio apresente orçamento fechado para Olimpíada de 2016
Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)
-
AFP/Will Oliver
Nuzman, presidente do Comitê Organizador do Rio 2016, na abertura da "Casa Brasil em Londres"
As cobranças do Comitê Olímpico Internacional com o Brasil já começam a aumentar. Neste domingo, em entrevista antes da cerimônia de encerramento da Olimpíada de Londres, o presidente Jacques Rogge avisou ao Brasil que espera ver o orçamento do Rio 2016 completo em breve.
“Estamos pedindo que o orçamento seja concluído o mais brevemente possível. Estamos fazendo um trabalho em conjunto com o Comitê Organizador local para isso”, afirmou o dirigente.
A mudança de postura de Rogge já é resultado das observações do Comitê de Acompanhamento do COI que visita regularmente o Rio de Janeiro para acompanhar a preparação brasileira. Antes dos Jogos de Londres, a marroquina Nawal El Moutawakel, que chefia o grupo que supervisiona o Rio, divulgou um relatório ressaltando a necessidade de uma “coordenação muito vigorosa” para acelerar as definições.
Até agora, os envolvidos nos Jogos do Rio ainda não divulgaram nem mesmo um orçamento prévio para o evento. Como exemplo, Londres gastou R$ 28,4 bilhões com sua Olimpíada. “Não podemos montar um orçamento total porque alguns projetos ainda estão em fase de orçamento. Só podemos dar um número fechado quando tudo estiver pronto”, justificou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.