COI exige que Rio apresente orçamento fechado para Olimpíada de 2016

Das agências internacionais, em Londres (Inglaterra)

  • AFP/Will Oliver

    Nuzman, presidente do Comitê Organizador do Rio 2016, na abertura da "Casa Brasil em Londres"

    Nuzman, presidente do Comitê Organizador do Rio 2016, na abertura da "Casa Brasil em Londres"

 

As cobranças do Comitê Olímpico Internacional com o Brasil já começam a aumentar. Neste domingo, em entrevista antes da cerimônia de encerramento da Olimpíada de Londres, o presidente Jacques Rogge avisou ao Brasil que espera ver o orçamento do Rio 2016 completo em breve.

“Estamos pedindo que o orçamento seja concluído o mais brevemente possível. Estamos fazendo um trabalho em conjunto com o Comitê Organizador local para isso”, afirmou o dirigente.

A mudança de postura de Rogge já é resultado das observações do Comitê de Acompanhamento do COI que visita regularmente o Rio de Janeiro para acompanhar a preparação brasileira. Antes dos Jogos de Londres, a marroquina Nawal El Moutawakel, que chefia o grupo que supervisiona o Rio, divulgou um relatório ressaltando a necessidade de uma “coordenação muito vigorosa” para acelerar as definições.

Até agora, os envolvidos nos Jogos do Rio ainda não divulgaram nem mesmo um orçamento prévio para o evento. Como exemplo, Londres gastou R$ 28,4 bilhões com sua Olimpíada. “Não podemos montar um orçamento total porque alguns projetos ainda estão em fase de orçamento. Só podemos dar um número fechado quando tudo estiver pronto”, justificou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos