"Sr. Youtube", queniano que aprendeu a lançar dardo na internet fica em 12º na final em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

    "Sr. Youtube", o queniano Julius Yego se prepara para participar da final do lançamento de dardo

    "Sr. Youtube", o queniano Julius Yego se prepara para participar da final do lançamento de dardo

O Quênia chegou a Londres com 44 atletas, todos no atletismo. O único que não competia nas provas de 800 m à maratona era Julius Yego. O atleta do lançamento de dardo foi obrigado a procurar na internet vídeos para aprender a modalidade. A peculiaridade lhe rendeu o apelido de “Sr. Youtube”. Ele cumpriu o objetivo de chegar à final, e terminou a prova nos Jogos Olímpicos de Londres em 12º.

  • AP Photo/David J. Phillip

    Keshorn Walcott, de Trinidad e Tobago, de 19 anos, conquista a medalha de ouro lançamento de dardo

Nas eliminatórias, ele lançou 81,81 m e avançou para a final na nona colocação na classificação geral. Na final, não repetiu o desempenho, registrou 77,15 m e terminou apenas no 12º lugar. A posição, na verdade, poupo importou para o atleta.

Antes da estreia em Londres, Yego, de 23 anos, afirmou que o importante mesmo era estar ali. "Atingir à final é o meu maior sonho. Seria muito importante para o meu país. Só de estar aqui é algo glorioso", disse, em entrevista ao "The New York Times". "No Quênia, todos correm, mas nem todos ganham, nem todos chegam às Olimpíadas."

A história de Yego no dardo começou com um irmão, que atirava gravetos. No começo do século, passou a se interessar pela modalidade e competiu em eventos regionais. Depois dos Jogos de Atenas, em 2004, resolveu que queria ser profissional.

Em 2005, o único dardo de sua escola quebrou e um professor de geografia comprou outro, para não acabar com seu sonho. A aposta deu certo, e em 2006 ele se tornou o recordista júnior do Quênia.

Isso rendeu visibilidade a Yego e ele se tornou recrutado e patrocinado pela polícia do país, obtendo um trabalho e tempo para treinar. A partir daí, o

lançador pôde realmente se considerar um profissional.

Mesmo assim, sem técnicos, simplesmente por não ter escolhido a corrida - que não exige equipamentos especiais - , Yego foi obrigado a usar o Youtube para se aperfeiçoar. "Eu tinha de assistir aos vídeos para ver o que os outros estavam fazendo. Meus rivais eram meus modelos.”

O conto de fadas teve seu capítulo mais glorioso neste sábado, com a presença na final. Dos três lançamentos, melhor de Yego foi o segundo, com 77,15 m, que lhe valeu o 12º lugar.

O ouro em Londres ficou para Keshorn Walcott, de Trinidad e Tobago, um garoto de 19 anos que foi campeão júnior neste ano, em Barcelona, e lançou 84,58 m para vencer. O ucraniano Oleksandr Pyatnytsya ficou com a prata, enquanto o bronze foi para o finlandês Antti Ruuskanen. O norueguês Andreas Thorkildsen, ouro em Atenas-2004 e Pequim-2008, campeão mundial em Berlim-2009 e vice em Helsinque-2005, Osaka-2007 e Daegu-2011, grande favorito em Londres, foi apenas o sexto. 

NONO DIA DO ATLETISMO
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos