Russo quebra recorde olímpico e conquista marcha atlética dos Jogos de Londres

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Emilio Morenatti

    Sergey Kirdyapkin vibra após cruzar linha de chegada da marcha atlética em primeiro

    Sergey Kirdyapkin vibra após cruzar linha de chegada da marcha atlética em primeiro

O russo Sergey Kirdyapkin quebrou o recorde olímpico e conquistou a medalha de ouro na marcha atlética dos Jogos de Londres. O atleta completou os 50 km da prova em 3h35min59, superando a antiga marca de 3h37min09, feita pelo italiano Alex Schwarzer em Pequim-2008.

A prata ficou com o australiano Jared Tallent, enquanto o bronze foi para o chinês Tianfeng Si. Atual campeão mundial, em Daegu-2011, o russo Sergey Bakulin chegou a disputar a liderança da corrida, mas perdeu o ritmo e terminou na quinta colocação, sendo superado pelo irlandês Robert Heffernan nos metros finais.

Kirdyapkin dominou quase que a prova inteira. O corredor cruzou os primeiros 15 km na ponta, disputando metro a metro com Bakulin. Ele sofreu no meio da disputa e chegou a cair para a oitava colocação na altura dos 35 km, mas acelerou no trecho final. O vencedor ainda teve de suportar a pressão de Tallent antes de deslanchar na última parte da prova.

O triunfo em 2012 representa a volta por cima de Kirdyapkin. Na Olimpíada de Pequim, o russo não completou os 50 km. Já o australiano fica com sua segunda medalha de prata consecutiva.

Antigo recordista, Schwarzer não competiu em Londres, pois foi flagrado em exame antidoping. O italiano testou positivo para EPO, admitiu sua culpa e foi suspenso de forma preventiva.

UOL Cursos Online

Todos os cursos