Confira sete erros da seleção brasileira e de Mano nos Jogos Olímpicos de Londres

Carlos Padeiro

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

Mais uma vez o Brasil fracassou no futebol em uma Olimpíada. Favorita ao título, a equipe de Mano Menezes perdeu para o México por 2 a 1 na final e acabou com a medalha de prata. Confira sete erros que culminaram com a derrota neste sábado, em Londres:

1 - JOGADOR ACIMA DE 23 ANOS NO BANCO

Para disputar a Olimpíada, os treinadores têm o privilégio de convocar três jogadores acima de 23 anos. Mano escolheu o capitão Thiago Silva, o lateral esquerdo Marcelo e o atacante Hulk. Esse último não fez a diferença no início e acabou no banco de reserva a partir da semifinal. Brilhou apenas na decisão, contra o México, quando entrou bem ainda no primeiro tempo e marcou um gol no final da partida. Sua vaga poderia ter sido preenchida por um goleiro ou um zagueiro, posições mais carentes da seleção sub-23. 

2 - CINCO MUDANÇAS NA EQUIPE

Mano Menezes não encontrou um time titular durante a Olimpíada. Nos cinco primeiros jogos, adotou cinco formações diferentes. Trocou de goleiro, tirou Leandro Damião para escalar Alexandre Pato e barrou Hulk para a entrada de Alex Sandro. Nessa última mudança, a equipe teve de se adaptar a uma nova formação tática, com dois atacantes e não mais três. Deu certo contra a Coreia do Sul, na semi, porém falhou na final. Tanto é que Mano voltou atrás ainda no primeiro tempo e sacou Alex Sandro para colocar Hulk de volta.

3 - NEYMAR E OSCAR ESCONDIDOS NA FINAL

Neymar não fez a diferença como se esperava. Principal nome da nova geração do futebol brasileiro, o atleta de 20 anos foi bem nos cinco primeiros jogos, com três gols e quatro assistências, porém teve uma atuação decepcionante na derrota para o México. Aparentemente nervoso, pouco apareceu na partida. Quando apareceu, errou repetidas vezes. Para piorar a situação, o camisa 10 Oscar, que vinha fazendo a diferença ao lado do astro santista, sumiu na final e perdeu um gol incrível, no último lance, aos 48min. O artilheiro Leandro Damião foi outro que desapareceu na decisão.

4 - GOLEIROS QUE NÃO JOGAM EM SEUS CLUBES

Sem Rafael, que se machucou dois dias antes da estreia na Olimpíada, Mano Menezes teve de apostar em dois goleiros inexperientes, que sequer atuam por seus clubes. Gabriel, do Milan, era o terceiro goleiro e virou titular a partir do terceiro jogo. O atleta de 19 anos não passou confiança. Neto, que pela Fiorentina disputou quatro partidas em um ano e meio, jogou foi titular contra Egito e Belarus, porém demonstrou insegurança e perdeu a vaga para Gabriel.

5 - THIAGO SILVA SEM UM PARCEIRO DE ZAGA À ALTURA

Capitão da seleção brasileira, Thiago Silva não contou com um zagueiro à altura ao seu lado. O titular Juan, reserva da Inter de Milão, não passou confiança e quase pôs tudo a perder contra Honduras. O reserva Bruno Uvini sequer joga no São Paulo. David Luiz poderia ser uma opção entre os três atletas acima dos 23 anos, mas não foi convocado (segundo membros da comissão técnica, não estava no melhor da sua forma). Dedé, do Vasco, também ficou fora. Na lateral direita, Rafael decepcionou e entregou o primeiro gol para o México, logo aos 30 segundos. A defesa foi o ponto fraco, com sete gols sofridos em seis confrontos.

6 - GANSO 'BALEADO'

Submetido a uma artroscopia no joelho no final de maio, Paulo Henrique Ganso viajou a Londres abaixo da sua melhor condição física. Atuou no segundo tempo das duas primeiras partidas e, quando poderia ser titular contra a Nova Zelândia, acabou vetado por dores musculares. Não foi cortado pelo departamento médico e ficou no banco nas quartas, semi e final, porém sem ser utilizado por Mano Menezes. Acabou liberado para voltar ao Brasil neste sábado e está fora do amistoso de quarta-feira com a Suécia.

7 - NEGÓCIOS E ESPECULAÇÕES

A concentração do Brasil virou um ‘balcão de negócios’ durante a Olimpíada. Antes do início dos Jogos, empresários e dirigentes de clubes tiveram acesso ao hotel para fechar as transferências de Thiago Silva, para o PSG, e de Oscar, para o Chelsea. Na semana da semifinal, foi anunciada a venda de Lucas para o PSG. Os nomes de Paulo Henrique Ganso e Leandro Damião foram envolvidos em especulações. No discurso, a CBF afirmou que todos estavam focados no torneio e não houve interferência no trabalho dos atletas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos