Japão vence a Coreia, quebra jejum e fica com o bronze no vôlei feminino em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / KIRILL KUDRYAVTSEV

    Jogadoras do Japão comemoram ponto contra a seleção da Coreia em Londres

    Jogadoras do Japão comemoram ponto contra a seleção da Coreia em Londres

Em um duelo asiático, o Japão levou a melhor, venceu a Coreia do Sul por 3 sets a 0 (25-22, 26-24, 25-21) e ficou com a medalha de bronze no torneio de vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Londres. A vitória também representou o fim de um longo jejum japonês que não subia ao pódio da modalidade desde a Olimpíada de Los Angeles em 1984, quando também terminou em terceiro lugar.

Na semifinal, as duas seleções sofreram derrotas contundentes. As coreanas caíram diante das norte-americanas, enquanto as japonesas foram atropeladas pela seleção brasileira.

VEJA AS ESTATÍSTICAS DA PARTIDA:

O duelo pelo bronze foi marcado pelo forte sistema defensivo, principal característica da escola asiática de vôlei. Porém, Sakoda fez a diferença para as japonesas e foi o grande destaque do jogo com 23 pontos.

O Japão abriu uma boa vantagem logo no começo da primeira parcial, mas a Coreia conseguiu equilibrar o jogo principalmente com Yeon Kim. Porém, as japonesas souberam aproveitar a frente no marcador e venceram o set por 25 a 22.

O início da segunda parcial parecia uma reedição do set anterior, com o Japão abrindo logo de cara 4 a 0 e obrigando o técnico coreano a pedir tempo. Na volta, a Coreia “acordou”, mas não foi o suficiente para impedir a vitória japonesa por 26 a 24.

No 3º set, o cenário da partida mudou. A Coreia impediu que o Japão disparasse no placar logo no início da parcial e chegaram a abrir 12 a 10. Porém, depois de uma sequência de erros, as japonesas viraram para 14 a 13.

O Japão soube aproveitar o bom momento e conseguiu abrir três pontos de vantagem (19 a 16), mas viram as coreanas buscarem a igualdade. O treinador japonês pediu tempo e suas pupilas voltaram melhor e tiveram tranquilidade para confirmar a vitória por 25 a 21 e o lugar no pódio dos Jogos em Londres.

UOL Cursos Online

Todos os cursos